Em celebração ao Dia do Orgulho LGBTI+, comemorado em 28 de junho, a TODXS Brasil, startup sem fins lucrativos, realiza a quarta edição do TODXS Conecta, de 6 a 28 de junho. Tradicionalmente, o evento acontece presencialmente, em São Paulo, no fim de semana da Parada do Orgulho LGBTI+, e conta com atrações musicais e discussões sobre as principais pautas dessa comunidade. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, o Conecta acontecerá pela primeira vez online nas noites do sábado e domingo de junho. As lives acontecerão a partir das 19 horas na página do Facebook e no canal do YouTube da TODXS.

Com o tema “LGBTI+ entre gerações”, o evento abordará uma etapa da vida por final de semana: infância, adolescência, vida adulta e pessoa idosa. Os temas incluem o papel da escola e da família ao tratar diversidade entre crianças, a representação LGBTI+ na mídia, a história de pessoas soropositivas, a solidão de pessoas negras LGBTI+, a exclusão de pessoas idosas nessa comunidade e o assassinato de pessoas trans no Brasil. Além disso, aos domingos, uma atração musical se apresentará no evento.

Algumas das pessoas palestrantes já confirmadas incluem Yandra Lobo, do coletivo Mães pela Diversidade; Indianare Siqueira, Presidente do Transrevolução; Isabela Lisboa, da página Lesbicult; Caio Baptista, do podcast Poc de Cultura; Luma Nogueira de Andrade, primeira professora doutora travesti de uma universidade pública federal; Marcos Vinícius, o Dr. Maravilha; Leandrinha Du Art, militante LGBTQI & PCD; entre outras.

“Falar de pessoas LGBTI+ entre gerações é um exercício de colocarmos o tempo como um elemento importante da vida de pessoas LGBTI+, e acaba sendo um tema que com frequência não discutimos com a profundidade necessária. Em razão disso, deixamos de lado experiências importantes, seja na infância, na adolescência, na vida adulta ou na terceira idade que também precisam ser contempladas”, afirma o diretor executivo da TODXS, Leonardo de Oliveira, sobre a escolha do tema desta edição do Conecta.

Confira a programação completa do Todxs Conecta:

INFÂNCIA
06/06
19h – Papel da escola e da família ao tratar diversidade entre crianças
20h15 – Como lidar com o tempo “roubado” da infância/adolescência na fase adulta sendo LGBTI+

07/06
20h – Evolução da representação LGBTI+ na mídia: de que forma ela influencia cada geração?
21h15 – Atração musical

ADOLESCÊNCIA
13/06
19h – LGBTfobia no sistema educacional brasileiro e evasão de LGBTIs da escola
20h15 – De Cássia Eller a RuPaul: o poder da representatividade na formação de indivídues LGBTI+

14/06
20h – [Entrevista] PrEP, PEP / Vivendo com HIV
21h15 – Atração musical

VIDA ADULTA
20/06
19h – Brasil, país campeão mundial em assassinatos a pessoas trans
20h15 – A solidão da LGBTI+ preta

21/06
20h – Militância e saúde mental: existe equilíbrio?
21h15 – Atração musical

PESSOA IDOSA
27/06
19h – Do nascer a vida adulta – processo de investigação e autoafirmação de gênero
20h15 – A exclusão da pessoa idosa LGBTI+

28/06
20h – Não somos apenas cicatrizes!
21h15 – Atração musical

(Carta Campinas com informações de divulgação)