Devido a grande procura, o  Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro prorroga sua data de inscrição para o dia 28 de junho, às 23h59. Essa alteração tem como objetivo permitir que mais artistas e coletivos teatrais façam inscrição para esse experimento das artes cênicas no Brasil, com o uso de novas tecnologias para exibição online, em tempo real e gravadas virtualmente, tendo em vista a dificuldade de realização de espetáculos presenciais e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de estimular o isolamento social durante a pandemia do Covid-19.

“Ata-me as mãos” (Foto: Marcia Otto)

“O evento será realizado de forma totalmente virtual, objetivando promover a divulgação e a valorização dos espetáculos e artistas selecionados, bem como oferecer ao público uma forma gratuita e segura de entretenimento e cultura”, explica o diretor do Festival e membro da Cia Banquete Cultural, Jean Mendonça.

O evento é aberto para artistas independentes e grupos de teatro de todo o Brasil, com espetáculos ou leituras dramatizadas entre 30 e 60 minutos, nas categorias drama e comédia, sendo executados ao vivo e em tempo real. De acordo Jean Mendonça, cada artista ou grupo pode inscrever um espetáculo ou leitura dramatizada por categoria. A divulgação dos selecionados também tem nova data, agora ela acontecerá no dia 4 de julho. Serão classificados oito trabalhos, sendo quatro em cada categoria. O primeiro colocado em cada categoria receberá uma premiação no valor de R$ 600,00. Mais informações podem ser adquiridas no regulamento do evento (acesse o link) e, o documento oficial, com a alteração das datas pode ser conferido nesse link.

Realizado pela Cia Banquete Cultural, o 1º  Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro também tem nova data, ele acontecerá de 1º a 24 de agosto, pelo aplicativo Zoom e pelo canal da Cia Banquete Cultural, no Youtube. A premiação será realizada no último dia do festival, em 24 de agosto. Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo e-mail: [email protected].

7 anos da Cia Banquete Cultural

Para comemorar 7 anos, a Cia Banquete Cultural apresenta nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho, às 19h, pelo YouTube, seu primeiro espetáculo online em tempo real: Ata-me as mãos aos pés da cela. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo tem no elenco Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis, supervisão de Silvana Stein, produção de Marcia Otto e direção de arte de Alexandra Arakawa. De acordo com o autor e diretor da peça, Jean Mendonça,  Ata-me as mãos aos pés da cela é um experimento teatral online do mito de Medeia, encenado em tempo real. Tudo se passa através de imagens e sons captados pelos notebooks e celulares das duas protagonistas e do ator.

No tempo-futuro do presente, Medeia adverte sobre sua real identidade e justifica suas ações do passado. No tempo-presente, há uma pandemia lá fora. Medeia realiza uma vídeo-chamada para Delegada. Entre delírios e lembranças, está prestes a fazer uma confissão. A Delegada, mais preocupada com o que se passa em sua delegacia, esforça-se para compreender os relatos de Medeia.

Ficha Técnica do evento

1° Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro
Promotora do evento:
 Cia Banquete Cultural
Inscrição: de 17 de maio a 28 de junho de 2020 (link da ficha de inscrição)
Anúncio dos selecionados: 4 de julho de 2020 (facebook.com/banqueteculturalrj)
Realização do Evento: De 1º a 24 de agosto de 2020, pelo aplicativo Zoom e pelo YouTube – canal da Cia Banquete Cultural.
Premiação: 24 de agosto de 2020
Mais informações do evento[email protected]
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

Ficha Técnica peça Online

Ata-me as mãos aos pés da cela
Apresentação:
 4, 11, 18 e 25 de julho, às 19h
Local: Youtube – canal da Cia Banquete Cultural
Elenco: Beth Grandi, Elton Lellis e Rose Abdallah
Autor e Diretor: Jean Mendonça
Supervisão Cênica: Silvana Stein
Direção de Arte: Alexandra Arakawa
Trilha Sonora Original: Betto Marque e Paula Pardón
Produção executiva: Marcia Otto
Realização: Cia Banquete Cultural
Assessoria de Imprensa: Sevilha Comunicação

(Carta Campinas com informações de divulgação)