O jogo, uma prática que revisita o imaginário lúdico, foi o formato escolhido pelos atores e produtores culturais Cynthia Margareth (Aflorar Cultura) e Ademir Apparício (Centro de Investigação do Ademir) para a criação de “Gênio – Jogos criativos como estratégia para uma produção cultural em meio ao caos”.

A atividade inédita, inspirada nos jogos de percurso, na qual  o participante avança pelas casas do trajeto e vence desafios, acontece nos dias 26 e 28 de maio (terça e quinta), das 15h às 17h.  Para participar, basta se inscrever no LINK de INSCRIÇÃO 

“Através dessa vivência vamos jogar nesse tabuleiro da vida, tendo como objetivo/ missão desenvolver a nossa criatividade em produção, passando por várias ‘casas’ do tabuleiro, como pensamento estratégico, modos de elaboração do seu projeto, pontos vulneráveis e iremos focar nos “desafios” através de outra perspectiva”, afirmam os idealizadores. “Por esse percurso da casa de partida até a linha de chegada, criaremos estratégias e descobriremos, através desses jogos criativos, uma maneira de produzir em meio aos caos”, revelam.

Para os profissionais, a abordagem com jogos “humaniza” o caminho em busca de alternativas para novos formatos de criação e gestão, e fomenta possibilidades de mercado de trabalho nessa época de incertezas e instabilidade. “Sem hierarquia, mas num território respeitoso de empatia, onde todos são ouvidos”, destacam.

Modo de jogar

Destinado aos artistas e produtores culturais, a atividade tem como objetivo “impulsionar o nosso fazer artístico, atuando numa produção criativa e colaborativa através dos jogos”.

Cada um em sua casa, os participantes jogarão com possibilidades de reinventar formas de atuar, sempre com uma “escuta e uma mente aberta” para apontar as ideias e trocar experiências.

 Os técnicos

“Jogos criativos como estratégia para uma produção cultural em meio ao caos” é uma criação de Cynthia Margareth e Ademir Apparício.

Cynthia Margareth é atriz, gestora cultural, fundadora da Aflorar Cultura. Atua com foco na produção como eixo criativo, que impulsiona ações colaborativas, criação de redes, formação e coordenação de equipes de trabalho. Há 10 anos oferece ações e capacitação em produção cultural, através de palestras, cursos, residências em produção e assessoria para gestão de grupos. Por acreditar na importância dos Festivais de Arte em nosso país, dedicou-se de 2006 a 2018 a coordenação geral do Feverestival. Por 14 anos foi coordenadora de produção do LUME Teatro – Unicamp, onde coordenou a produção dos espetáculos do grupo, circulações, temporadas nacionais e internacionais e a gestão dos projetos de montagem/criação e formativos. Coordenou a produção de grandes projetos como o espetáculo multimídia “Perch”, com grupos da Escócia e Austrália com mais de 200 artistas em cena, duas orquestras sinfônicas, para um público de 20 mil pessoas.Coordenou a circulação do projeto contemplado pela BR Distribuidora, “Café com Queijo – brasis em um só Brasil”, pelo norte do país, no Amazonas e no Pará.

Ademir Apparício Júnior é ator-pesquisador, palhaço, contador de histórias, produtor criativo, arte-educador e mímico. Traz no currículo a formação no curso SESC de Gestão Cultural, do Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio; o curso de Mímica Total e Teatro Físico no “Estúdio Luis Louis – Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil”, ambas as formações concluídas em São Paulo.

Cursou Arte Dramática pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, de Ribeirão Preto; atua ainda como sócio proprietário da empresa “Apparício com 2P’s – Produções Artísticas”; patrono da Cadeira Nº 19 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias. Apresenta e ministra oficinas referentes às pesquisas artísticas por todo o Brasil. Também faz parte do grupo de pesquisas teatrais “Coletivo MÓ”, coordenado pela atriz-pesquisadora Naomi Silman (LUME Teatro).

“Gênio – Jogos criativos como estratégia para produção cultural em meio ao caos”

Primeira partida: 26 e 28 de maio/2020 – terça e quinta, das 15h às 17h

Onde: cada jogador na sua casa

Inscrições: INSCRIÇÃO

Regras e dúvidas: [email protected]

(Carta Campinas com informações de divulgação)