Abandonados pelo governo federal, os trabalhadores das artes são uma das categorias mais afetadas pela pandemia de coronavírus. Para tentar ajudar os artistas de Valinhos, região de Campinas, o vereador Alécio Cau (PDT) propôs o projeto de lei para a criação de uma “Bolsa Live”.

Alécio Cau (foto ass – cvv – div )

O texto foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) e segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (DEM). Conforme explica o vereador, a bolsa seria destinada a artistas residentes e que trabalham em Valinhos. A proposta é que eles sejam remunerados por “lives”, que são transmissões ao vivo feitas via redes sociais, que, nesse caso, seriam compartilhadas nas páginas oficiais da Prefeitura e de seus parceiros.

“A atual medida incentiva a produção artística do município, valoriza os artistas e contribui com disseminação de produtos culturais para as pessoas que se encontram em isolamento social”, justifica o vereador.

Alécio Cau lembra que a classe artística precisa de espaços para se apresentar, o que não pode ocorrer nesse momento de pandemia, quando teatros, casas de shows e restaurantes, por exemplo, estão fechados. “A classe foi a primeira a ser afetada e será uma das últimas a ter sua normalidade estabelecida”, afirma. (Com informações de divulgação)