“Eu me considero uma artista bem do mundo, da vida, do ar”. É assim que a cantora e compositora Tetê Espíndola se define. Com 40 anos de carreira, a artista sul-mato-grossense considera que o mercado não teve a mesma facilidade para entendê-la. “Eu acho que dei muito trabalho para a mídia me encaixar. Fiquei entre o popular e o erudito, sempre estou nisso”, ela diz ao Papo de Música, canal no YouTube comandado pela jornalista Fabiane Pereira. Assista a entrevista aqui.

(Foto: Divulgação)

Tetê embarcou no movimento cultural da vanguarda paulista ao lado de nomes como Arrigo Barnabé e Itamar Assunção, e, em 1985, foi a vencedora do Festival dos Festivais com a música “Escrito nas estrelas” (composição criada por Carlos Rennó em alusão ao amor de Tetê e Arnaldo Black, com quem a artista tem dois filhos, Dani Black e Patrícia Black). “A gente nunca tá pronta para ganhar um negócio desses”, reflete.

Com produção ativa, a cantora conta um pouco sobre o seu álbum mais recente, Outro Lugar (2017). “Me vem uma necessidade [de projetos novos]. Ou eu faço alguma coisa ou eu tenho um treco”, brinca. Ela ressalta ainda a importância de revisitar memórias em seu trabalho, como em Recuerdos (2019), feito em parceria com a sua irmã, a também artista Alzira E. Como cantora independente de longa trajetória, ela considera: “Tem que ter muita coragem… Largar a casa, os filhos e fazer o show”.

Confira a entrevista completa no Papo de Música

O Papo de Música é um dos raros espaços no YouTube que tem a música como protagonista. Comandado pela jornalista Fabiane Pereira e dirigido pelo videomaker Vitor Souza Lima, o canal traz, semanalmente (toda terça-feira, ao meio-dia), uma entrevista inédita com algum cantor ou cantora. Com um tom íntimo e pessoal, o Papo de Música não se restringe a nenhum nicho musical e diversidade é uma das suas principais características. Em um ano e meio de existência, o canal lista mais de 70 entrevistas. Passaram por ele nomes como Erasmo Carlos, Criolo, Adriana Calcanhotto, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Djonga, Xande de Pilares, Tuyo e Duda Beat.

(Carta Campinas com informações de divulgação)