.Por Susiana Drapeau.

Qualquer empresa com um mínimo de responsabilidade social já deveria estar alerta para o crescimento do fascismo, da fake news e dos discursos de ódio na sociedade brasileira. No entanto, parece que muitas falharam em implantar na governança corporativa do ISO-Fascismo.

(foto de tela)

É por isso que surgiu nos Estados Unidos, e agora no Brasil, um conta no Twitter para “alertar” essas empresa.

Sim, a conta Sleeping Giants Brasil avisa as empresas de que elas estão fazendo parcerias com páginas de discurso de ódio e fake news (elas não sabiam!).

Para se ter uma ideia da preocupação da sociedade e dos consumidores em relação ao crescimento do fascismo, a conta Sleeping Giants Brasil, chegou a quase 200 mil seguidores em uma semana!

As empresas parecem que estão dormindo diante do fascismo. Mas será que as empresas são tão ingênuas assim e não se atentaram para o problema? Não perceberam o que está acontecendo na sociedade? Não desenvolveram um ISO-Fascismo?

A ISO, os empresários conhecem bem, é uma certificação de empresas para melhorar a qualidade e responsabilidade na administração. A certificação foi criada pela International Organization for Standardization (ISO), fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Mais de 100 países integram esta organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As empresas se dizem bem atentas para as normas técnicas, de qualidade, de governança, etc. Até para selecionar funcionário, muitas vasculham nas redes sociais para espionar como pensam, o que publicam, etc.

Mas por que não fazem o mesmo com o discurso de ódio? Por que já não estabeleceram critérios de bloqueio para sites de discurso de ódio?

Talvez seja o corpo mole ou o sono em berço esplêndido da governança corporativa.