O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) recuou da medida de abertura do comércio de Campinas em menos de 48 horas após ter anunciado.  Na tarde de quinta-feira, dia 28 de maio, Jonas anunciou oficialmente o plano que permitiria a abertura gradual e com restrições do comércio de rua, shoppings, escritórios, restaurantes e de igrejas e templos religiosos, a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho. 

(foto fernanda sunega – pmc – div)

Mas na manhã deste sábado, o prefeito voltou atrás. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada devido a alta procura por atendimento de saúde por moradores de outras cidades da região e por falta de profissionais de Saúde.

No plano de abertura anunciado, os estabelecimentos teriam que operar com 30% da capacidade, além de horários reduzidos. A abertura com restrições significa que todas as medidas sanitárias exigidas para o controle do novo coronavírus sejam respeitadas. Entre elas, uso de máscaras, adoção de medidas de higiene e distanciamento entre os clientes. Agora, essa possível abertura ficou adiada até o dia 8 de junho. 

Neste sábado, 30, os casos de Covid-19 oficiais atingiram 1.570 pacientes com coronavírus. Em 24 horas, novos 136 casos foram confirmados com 4 mortes. O número total agora é de 73 mortos pela Covid-19 em Campinas.

O vereador e médico Pedro Tourinho, que alertou sobre a precoce abertura do comércio, disse em rede social que prevaleceu o bom senso com o recuo do prefeito. “É evidente que nós não temos condições neste momento de fazer a reabertura”, disse.