O empresário catarinense e apoiador do governo de extrema-direita de Bolsonaro, Luciano Hang, foi condenado pela Justiça de a indenizar o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, em R$ 20,9 mil. A Justiça constatou que Hang mentiu em rede social. O valor é irrisório diante da fortuna de Hang, calculada em R$ 19 bilhões.

Marcelo Knobel (imagem antonio scarpinetti – unicamp – div )

No dia 24 de julho de 2019, Hang atacou o reitor da Unicamp com fake news, ao escrever em seu twitter que o reitor da Universidade de Campinas havia, durante uma formatura, gritado “Viva la Revolução”.

“E depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor FDP”, escreveu o apoiador de Bolsonaro.

A justiça constatou que a história era mentirosa. Segundo constatou o juiz Mauro Iuji Fukumoto, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas. À Justiça, o reitor, que é professor de física, disse que nem mesmo participou da formatura. “Não compareci a nenhum evento de formatura no final do ano de 2018, e também não proferi o citado chavão em nenhuma ocasião”, afirmou o reitor, segundo reportagem de Rogério Gentile, do UOL.

De acordo com o juiz, o empresário, tentou atribuir ao reitor uma “pecha de radical e extremista”. Além da multa, condenou o empresário a se retratar na rede social com o mesmo número de linhas do tuíter original.(com informações do UOL)