Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 a Casa de Cultura Itajaí, junto com o programa Casa Hacker, está desenvolvendo atividades culturais e de economia criativa online.

Cena de “Café, um dedo de prosa”

Música, fotografia, literatura, capoeira, cultura tradicional, culinária,  economia criativa, hip hop, dança, teatro compõem a programação do projeto CulturAr. Entrevistas e bate-papos ao vivo – com a participação aberta e interativa na qual o público pode perguntar e interagir -, aulas de dança,  mostras virtuais – as quais a população pode participar abertamente enviando material – , exibição de filmes e muitas atividades culturais inteiramente  gratuitas e o importante diferencial  do projeto reconhecer e valorizar a produção dos fazedores e fazedoras locais.

A programação estará no canal do youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCgySZv7WxeqbkvN018LW3oQ)  e pode ser conferida no site (https://casahacker.org/culturar/sobre) , no instagram (@culturarnasredes) e na página do face ( https://www.facebook.com/culturarculturaeeconomiacriativa/).

Segundo Geraldo Barros, morador da região do Parque Itajaí e fundador do programa casa Hacker, “transmitir e documentar a cultura local é um nobre trabalho que registra nossa arte, cultura e história, mais do que nunca estamos conectados e não deixamos de “culturar”. Usar a educomunicação, as tecnologias modernas e os princípios da abertura nos ligam as maiores aspirações da humanidade – autodeterminação/autoconhecimento, liberdade, educação e descoberta. Culturar em uma plataforma na Web torna a cultura local aberta para o maior público possível, aprimora o domínio do público da nossa cultura e é um fim nobre por si só.”

Para Isabel Silva Barbosa, agente cultural e coordenadora da Casa de Cultura Itajaí, ações que partem da comunidade em parceria com o público mais do uma integração entre cultura e comunidade, demonstram  como a cultura é ampla. Ela fortalece a cidadania e amplifica a inclusão.”

CulturAr é uma proposta de rede horizontal para a cultura em todas as suas formas, cores, aromas e sons integrados à comunicação. O projeto está sendo construído desde 2019  junto à comunidade da Casa de Cultura Itajaí e o programa Casa Hacker que integra o espaço. A proposta inicial da construção do projeto se daria a partir de oficinas de audiovisual para criar uma série de programas e vídeos para a formação de um canal sobre cultura.  O projeto estava prestes a ser lançado e com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 a proposta foi reformulada e adaptada para o momento atual.

A ideia é criar  a rede horizontal de cultura a partir dos conteúdos que estão sendo gerados por artistas e fazedores de cultura e buscar maneiras também de ajudá-los de alguma forma nesse período crítico. A intenção é transmitir entrevistas, conversas, apresentações artísticas e também ter um espaço para a economia criativa, buscando formas e construindo ações que gerem sustentabilidade.

O projeto possui um site, uma página no facebook, um canal de youtube, instagram, e neles é possível acessar o conteúdo produzido. CulturAr também busca ampliar por meio de parcerias a construção coletiva da rede.

Além da programação abaixo, haverá algumas atividades que estão sendo confirmadas, como bate papo sobre cultura digital, aulas de forró e outras novidades.

PROGRAMAÇÃO

Maio

11  maio – segunda-feira – às 19h30

Bate-papo/entrevista (ao vivo)

SUZANA MONTAURIOL

Contação de História e literatura infantil  como propriedade cultural, social e a artística”

Suzana Montauriol é Arte-educadora, Dramaturga, Pedagoga, Psicopedagoga, Psicoterapeuta Transpessoal, Psicoterapeuta Sistêmica, Consteladora Familiar e Contadora de História há 35 anos. 

13 maio  – quarta-feira – às 19h30

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

RONIEL FELIPE

(fotógrafo, cineasta  e escritor)

Literatura e Fotografia

Graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Roniel Felipe estreou como escritor em 2013, com Negros Heróis: histórias que não estão no gibi e, em 2015, foi responsável por mais duas obras: “Contos Primários de um Mundo Ordinário” e o livro “Mudando a Rotina para Exercer Cidadania”. Em 2017, lançou sua terceira obra, uma coletânea de contos e fotografias batizada como “Coisas que nunca contei, mas por sorte fotografei”. Roniel também é fotógrafo da Cia. Os Crespos e já integrou o time da WPJA (wedding photojournalist asssociation), a mais respeitada comunidade de fotógrafos de casamento de todo o planeta.

15 maio -sexta-feira- às 19h30

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

 DAVID ROSA

Capoeira e Cultura tradicional

Mestre David

Mestre de Capoeira e Cultura Popular é fundador do IBAÔ Cultura e Arte e também do Afoxé IBAÔ Inã ati Omi. Xicarangoma do axé de Mãe Iberecy. Co-fundador do CSCC Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinas

18 maio – segunda-feira- às 19h30

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

RENATA SIERRO

“ A donzela guerreira e outros microcontos”

Artes e a experiencia de escrever

Pedagoga, pós-doutora em Educação pela Unicamp, docente do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação do Unisal, campus Americana-SP. Autora de A donzela guerreira e outros microcontos e de 2 livros de literatura infantil. Colagista.

Dia 20 maio – quarta-feira – às 19h30

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

CAROLINA ENGLER e JULIANA ENGLER

Papo sobre fotografia

As irmãs Carolina e Juliana Engler fundaram o Ateliê Cromo em 1998 e desde então se dedicam a fotografia comercial e ao ensino da arte fotográfica. Com o objetivo de estimular e produzir um aprendizado mais completo desenvolvem exposições, salões e eventos culturais. Carolina Engler  é Fotógrafa , arte-educadora e antropóloga, formou-se em antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Engajada com pautas femininas, educação e arte . Juliana Engler Fotógrafa, arte-educadora e artista visual.

22 maio -sexta-feira –  às  15h

 Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

MÃE ELEONORA

Culinária ancestral e economia criativa

Filha de baiana e mineiro, Eleonora Alves nasceu no Rio de Janeiro em 1962, mas foi criada em Brasília (DF). Em 1979, chegou a Hortolândia, no interior de São Paulo, onde reside atualmente. Junto com a irmã Isabel Alves, criou a ONG Ilê Asé Omo Oya Bagan Odé Ibô, também conhecida como Ponto de Cultura Caminhos, onde é presidente. O Caminhos abriga projetos como o Grupo de Dança Afro Oju Obá, a grife de roupas afro Criolê, o Bloco de Afoxé Oya Obirin Ode e o Projeto Tabuleiro Ancestral. É um espaço de resistência da cultura negra, gerido por mulheres e considerado uma importante referência no aspecto cultural e de economia solidária, na comunidade.

DESTAQUE DO MÊS
24 maio – domingo a partir das 18h

Estreia – Exibição da Animação 

realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

CAFÉ UM DEDO DE PROSA 

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

Entrevista com Mauricio Squarisi , exposição virtual das ilustrações do filme (algumas estarão à venda)

Bate papo  com  Mauricio Squarisi comentando sobre o filme

A animação “Café, um dedo de Prosa” narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria.

Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

O filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Ultrapassando os 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Empresas ou quaisquer interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato. O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.

Trailer:  https://youtu.be/Rf7l-Go6DrI

25 maio segunda-feira – às 15h

Bate-papo/entrevista (ao vivo)

BIA ANDRADE – SANTO SABOR (CULINÁRIA SAUDÁVEL)

Comer, plantar e viver bem

27 maio –quarta-feira – às 19h30

Bate-papo/entrevista  (ao vivo)

DENISE MAHER E FELIPE TAZZO -participação especial da CLARICE

Bate-papo (ao vivo)  “ Casal que fotografa” Fotografia, literatura e  viver de cultura

Ela, como boa canceriana, é totalmente emoção. Das listas, do papel e das canetas coloridas. Do samba e do dia. Ele, como bom ariano, não acredita muito nessas coisas de signo. É mais pé no chão e da planilha financeira. Rock’n Roll madrugada a dentro.

Com a câmera na mão, ela é da explosão de luz e ele é das sombras bem marcadas. Ela é dos detalhes e ele da alegria descontrolada.  Ela é geometria e linhas e ele é a busca dos ângulos impossíveis e da textura.

Ele é o Felipe Tazzo e ela é a Denise Maher e juntos agora têm a Clarice, a filha do casal.

29  maio -sexta-feira –  às  19h30

ANDREA MENDES E ILCÉI MIRIAN

Mulheres Negras e suas lutas na Cultura

Andrea Mendes é graduada em Artes visuais pela PUCC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Produtora, Curadora e Professora-Artista. Dedica seus trabalhos a questões de Raça, Classe e Gênero. Principais trabalhos de Produção e curadoria: Ogbom Itan A arte e a História das Áfricas no Brasil (Edital SESI 2018);Exposição Pretas IN Corporações na Estação Cultura, a convite da Secretaria de Cultura de Campinas (2017); Exposição coletiva e itinerante Elas e nós, luto e luta ( curadoria coletiva 2017). Pretitudes, Representatividade para além da representação (SEDA 2016); Memórias Históricas do Hip Hop (PROAC 2016-2017).

Ilcéi Mirian é cantora, cavaquinista, pesquisadora. Em 1987 estudou violão com o professor Dino. Formada em História pela PUC-Campinas. Professora de História. Como produtora é uma das organizadoras da “Feira Cultural Afro Mix Campinas”.

30 maio – domingo a partir das 15h

DOUTOR SINISTRO – RAP

Música ao vivo e entrevista

Doutor Sinistro  é um dos nomes mais conhecidos na cena do rap na cidade.

Mostras  Virtuais e interação

“Com que máscara eu vou”

O uso de máscaras é essencial durante a pandemia e buscando  conscientizar a importância da utilização estamos fazendo  um concurso para incentivar a proteção.

Vamos fazer votação  pública  e virtual nas categorias:

1 -Criatividade

2-  Divertida

3- Uso porque respeito à vida.

Resultado da 1ª votação dia 31 de maio

Resultado da 2ª votação  dia 21 de junho

Como será a votação pública?
Por meio do número de curtidas de cada foto que estará publicada em nossa página do facebook (www.facebook.com/culturarculturaeeconomiacriativa). A foto com o maior número de curtidas em cada categoria será a vencedora.

Isso é amor e respeito à vida.

 Proteger-se e principalmente cuidar e proteger o outro.

Se puder #FiqueemCasa , se  precisar sair: #UseMáscara

 Informações: https://casahacker.org/comquemascara

Dentro das janelas  

O que você faz nesse momento de isolamento social? Como está a sua vida? O seu dia- a dia?O quê você tem vontade de  dizer?

Vale fotografia, música, poesia, vídeo, texto  que pode ser escrito ou declamado em áudio ou vídeo. Pode ser animação. Ou um mini doc.Pode ser uma receita culinária  que lhe traz alguma memória afetiva – mas tem que contar a memória junto da receita.  Pode ser pintura, desenho. Pode ser dança.É tudo que você produz no isolamento social.

O material originará uma exposição virtual como todas as narrativas durante esse período de pandemia pelo novo coronavírus e com a possibilidade de transformar essa exposição em algo real e que itinere em diversos espaços.

Formulário de inscrição AQUI.

Informações: https://casahacker.org/dentro-das-janelas

(Carta Campinas com informações de divulgação)