A rejeição ao governo Bolsonaro está crescendo exponencialmente. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Atlas Político nesta quarta-feira (27). A avaliação de ruim/péssimo do governo Bolsonaro vem aumentando em uma proporção semelhante ao crescimento da contaminação por coronavírus no Brasil. Desde março, a rejeição ao governo vem em uma escala ascendente (veja linha vermelha do gráfico).

A avaliação negativa do governo disparou em maio e chegou a 58% de Ruim/Péssimo, sendo que em abril eram 49%. Essa é a mesma porcentagem dos que defendem um impeachment do ex-militar aposentado aos 33 anos pelo Exército. Atualmente, a pesquisa diz que 36% são contra o impeachment. A avaliação ótimo/bom, que resistia na faixa dos 30% até fevereiro, já está em 23%.

Vale lembrar que a pesquisa foi realizada antes da Operação da Polícia Federal, realizada nesta quarta-feira, 27, em que investiga produtores e financiadores de fake news ligados ao governo de extrema-direita.

Em fevereiro, o ruim/péssimo era de apenas 38%. A diferença de 20 pontos percentuais parece estar diretamente ligadas à condução do governo diante da pandemia do coronavírus, visto que a partir de março, início das medidas de isolamento, o governo começou a perder apoio.

Pesquisa