.Por Luís Fernando Praga.

Muitos desconfiam, porque nunca desenvolveram a capacidade de confiar…

Eu confio na verdade das palavras do Felipe Neto!

(foto de vídeo – roda viva)

Eu não condeno antes do crime, não atribuo crimes a inocentes (e todos são inocentes, até que se prove o contrário, não era assim?) e não acredito no castigo e no linchamento como instrumentos da justiça, numa sociedade evoluída.

Creio em arrependimentos sinceros; confio na habilidade da assimilação histórica dos fatos e tenho fé na cura de certas “cegueiras”.

Vejo Felipe Neto como um jovem, de origem humilde, que ficou milionário muito rápido, porque seu talento alivia certas carências humanas e atende a uma demanda do mercado.

Sim, nesse contexto, é óbvio que ele corre um sério e evidente risco de ser cooptado pela implacável selvageria do capitalismo, mas não o vejo como um caso perdido, muito pelo contrário: enxergo-o como alguém inteligente, ciente de suas ignorâncias e de que ainda tem muito a aprender, ávido por conhecimento e por somar esforços na luta pela liberdade e justiça social no Brasil!

Entendo que ele tem muito a nos ensinar!

Talvez ele seja só um daqueles indivíduos cuja essência humana latente tenha sido despertada… Diante do trágico destino de se “morrer dormindo”, nunca é tarde para o despertar; e o despertar da essência humana não escolhe gênero, raça, origem, classe social nem hora pra acontecer…

A retratação de Felipe Neto reflete, nitidamente, a mudança da qual a sociedade brasileira mais necessita pra que se componha como um povo, e, convenhamos, é uma ocorrência raríssima entre os golpistas.

Se Felipe Neto tem críticas à esquerda e ao PT, críticas construtivas devem ser bem-vindas. Se ele errou no tom ou no conteúdo das críticas, por outro lado, tem demonstrado que não se orgulha desse passado.

Se ele apoiou o golpe contra o Brasil (contra Dilma), ação pela qual já se declarou arrependido, ele também aderiu precocemente ao “Ele Não!” e declarou seu voto em Fernando Haddad… diferente do Ciro Gomes.

Meu desejo é de que a esquerda o acolha, antes de repelir; que o escute, antes de descartar; e que dialogue, antes de xingar e ofender.

Meu desejo é de que todo ser humano (inclusive o de esquerda) perceba que está travando uma batalha de vida ou morte pelo esclarecimento, contra o fascismo, contra genocidas, e que está perdendo!

Sejamos menos arrogantes e mais humildes, aceitando nossas limitações nesta batalha; e toda a ajuda possível!

A gente não está em condições de abrir mão da contribuição de uma voz antifascista que alcança tanta gente! A gente não pode se dar ao luxo de prescindir de potenciais aliados, tão importantes e estratégicos!

Não podemos cair na armadilha de tratar seres humanos da forma com que os fascistas tratam! Lembremo-nos: OS FASCISTAS SÃO ELES!

E, se um dia a História demonstrar que minha ingenuidade me traiu, serei capaz de assumir que errei, que confiei em quem não deveria, que não enxerguei os detalhes sórdidos ocultados de meus olhos mal treinados; e arcarei com as consequências do meu erro de confiar… assim como Felipe Neto foi capaz de fazer.