O vereador Pedro Tourinho (PT) afirmou nesta terça-feira, 08, que entrou com uma representação no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para a tentar impedir os gastos com publicidade da Prefeitura de Campinas. O prefeito, Jonas Donizette (PSB), autorizou em meio à pandemia de coronavírus, o gasto publicitário de R$ 16 milhões (LINK).

Pedro Tourinho (foto de vídeo)

“Nesse momento em que a cidade está declaradamente em situação de calamidade, as grandes despesas deveriam relacionadas exclusivamente às medidas de enfrentamento à pandemia. Diante das atuais necessidades da cidade esse é um gasto que não conseguimos compreender”, anotou Tourinho.

Segundo a própria Prefeitura de, tudo aponta para uma violenta queda de arrecadação do município e isso pode, inclusive, prejudicar o pagamento dos salários dos servidores públicos. “Muitos servidores estão ativamente na linha de frente do combate à covid-19 nos hospitais, unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde”, afirmou.

Campinas é um dos municípios apontados em um estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que identificou cidades do interior e do litoral paulista que poderiam se transformar em perigosos focos de disseminação da covid-19. Além de Campinas, foram listadas: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga. Veja vídeo: