Cerca de 400 pesquisadores da Unicamp (uma das três maiores universidades públicas de São Paulo) estão mobilizados para atuar contra o avanço da pandemia de coronavírus, revela reportagem de João Fellet, da BBC Brasil. Além desses, há centenas de outros pesquisadores, professores e funcionários do Hospital de Clínicas da Unicamp e de outros setores mobilizados e atuando em Campinas.

(foto unicamp – antonio scarpinetti/liana coll – div)

Os 400 pesquisadores, tanto professores como pós-graduandos, se cadastraram a partir de um questionário que perguntava quem estaria disposto a participar da batalha contra o Covid-19. Um dos objetivos da consulta aos pesquisadores era ter profissionais para usar os laboratórios e fazer grande quantidade exames de detecção do coronavírus em pacientes da região de Campinas.

Segundo os pesquisadores entrevistados pela reportagem, o caso ilustra o protagonismo que universidades públicas brasileiras vêm assumindo no enfrentamento da pandemia em várias partes do país e reforça a importância de investir na pesquisa nacional num momento em que nações limitam exportações de itens médicos para priorizar seus cidadãos.

“Nunca vi tanta gente que nem se conhecia dar o máximo de si num projeto dessa dimensão”, disse à BBC News Brasil Marcelo Menossi, professor de Biologia Molecular de Plantas da Unicamp e membro de uma frente da força-tarefa voltada à arredação de recursos.

Veja reportagem completa na BBC Brasil