Coronavírus: precisamos garantir o cuidado de quem cuida

.Por Alexandre Padilha.

Temos no Brasil milhares de profissionais de saúde da rede pública e privada vítimas fatais do coronavírus. Também muitos que foram afastados por estarem infectados ou por fazerem parte do grupo de risco. A tensão com grau de exposição neste momento é grande, por isso, o Ministério da Saúde junto com governos estaduais e municipais e os hospitais privados possuem responsabilidade muito grande na proteção dos seus profissionais de saúde.

(foto aluisio moreira -sei – fp)

Diante do que ocorria na China, o governo brasileiro deveria ter se preparado e planejado previamente para garantir mais equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, ampliar a produção de materiais essenciais para o combate ao vírus e também abrir novos leitos de UTI.

Na Câmara dos Deputados a comissão que trata de ações de enfrentamento do coronavírus, que sou membro, o cuidado com os profissionais da saúde é uma das prioridades. Aprovamos um projeto de lei que isenta os impostos de fabricação de máscaras e equipamentos médicos e apresentamos outro projeto, que sou coautor, que busca a garantia da liberação o mais rápido possível de materiais, medicamentos, equipamentos e insumos para a proteção dos trabalhadores da área. Também pleiteamos que eles sejam priorizados na realização de testagem. O governo federal deve mobilizar a indústria para produção de máscaras e as universidades na fabricação de testes. Essas ações são fundamentais para proteção das vidas de médicos e enfermeiros e também dos pacientes.

Além da produção nacional desses itens de proteção, dependemos fortemente dos produtores internacionais, como a China. O governo chinês se organizou fortemente para ampliar a produção de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para seus profissionais de saúde, tanto é que o país tem sido solidário ao enviar parte dessa produção para países do resto mundo.

As milhões de caixas de máscaras doadas pela China a Itália vinham com a frase na embalagem ” somos ondas do mesmo mar, folhas das mesmas árvores, flores do mesmo jardim”. Tudo para tentar evitar que a crise sanitária e econômica se traduza em tragédia social e humanitária de proporções incalculáveis.

Também sou autor do projeto que garante indenização e pensão especial aos dependentes de trabalhadores de saúde vítimas fatais do COVID-19.

Não podemos deixar nossos guerreiros da saúde que estão na linha no combate a pandemia em tanto risco. O estado e os hospitais privados devem garantir proteção aos trabalhadores e trabalhadoras ou veremos cada dia mais eles adoecendo e morrendo tentando salvar a vida de todos.

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal pelo PT-SP. Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde da Presidenta Dilma Rousseff. Foi Secretário Municipal da Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de São Paulo.