Dicas Carta Campinas de cinema

1 – Minha Obra-Prima (Mi Obra Maestra) – 2018

(divulgação)

A comédia argentina “Minha Obra-Prima” (Mi obra maestra) conta a história de Arturo, um negociante de arte complexo, com e sem escrúpulo, dependendo da ocasião. Ele é amigo há muitos anos de Renzo, um pintor com poucas relações sociais, explosivo e avesso às regras do mercado. Filme com ótimo roteiro, uma obra-prima. Direção de Gastón Duprat com os atores Guillermo Francella, Luis Brandoni, Raúl Arévalo e outros. Filme da categoria Tranquilo (sem cenas escatológicas, violência exacerbada e sensacionalista, sangue jorrando etc).

Filme tranquilo – comédia – ótimo roteiro – bons atores


2 – O Cidadão Ilustre (El Ciudadano Ilustre) – 2016

(divulgação)

O Cidadão Ilustre é outra obra-prima do cinema argentino. Daniel Mantovani, um escritor e vencedor do Prêmio Nobel, radicado há 40 anos na Europa, volta ao povoado onde nasceu e que inspirou a maioria de seus livros. Ele foi receber o título de Cidadão Ilustre da cidade – um dos raros prêmios que aceitou receber. A genialidade do filme está no conflito entre o provincianismo da população da cidadezinha e a personalidade do escritor internacionalmente reconhecido. Direção de Mariano Cohn e Gastón Duprat. Atores: Oscar Martinez, Belen Chavanne, Dady Brieva e outros. Filme da categoria Tranquilo (sem cenas escatológicas, violência exacerbada e sensacionalista, sangue jorrando etc).

Filme tranquilo – comédia/drama – ótimo roteiro – bons atores.


3 – O Patrão (El Patron: radiografia de um crime) – 2014

(divulgação)

Um ótimo filme argentino, que coloca o capitalismo em estado puro, no limite do ser humano. Um humilde homem do interior encontra trabalho como açougueiro na cidade grande, espaço privilegiado da selvageria capitalista. Seu patrão é um personagem sinistro-ganancioso, que o obriga a vender carnes em mau estado, ao mesmo tempo que o submete a uma verdadeira escravidão. Direção de Sebastián Schindel. Atores: Joaquín Furriel, Victoria Raposo e outros. Filme na categoria Denso (com um pouco de tensão)

Filme Denso – Drama/Comédia – ótimo roteiro – bons atores


4 – A História Oficial (La História Oficial) – 1985

(divulgação)

Um clássico argentino de 1985 e que está muito atual para os brasileiros. Alícia é uma professora de História que pertence à classe alta argentina, uma espécie de eleitora desavisada de políticos como Bolsonaro. Ela convive com pessoas tanto de esquerda quanto de direita, mas desconhece as tragédias e os crimes cometidos em seu país pela ditadura militar (1976-1983). Ela é uma mãe atenciosa para a filha Gaby, uma criança adotada e trazida para casa por seu marido Roberto (espécie de Veio da Havan). O filme recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Direção de Luis Puenzo, com Norma Leandro, Héctor Alterio e outros. Filme denso.

Filme denso – história baseada em fatos reais – bons atores