Uma pesquisa do Atlas Político, publicada pelo site El País, mostra que quase 60% das mulheres, exatos 58%, já são favoráveis a um processo de impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). Já entre os homens, o percentual cai para 49%.

(foto valter campanato – ag brasil)

Até a tarde da última sexta-feira, 24 de abril, 27 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro foram protocolados na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem compete fazer uma análise inicial de denúncias por crime de responsabilidade contra o chefe do Executivo federal, analisou  apenas um dos pedidos.

A pesquisa também revelou que o presidente que defende a tortura, a morte e a violência acima da lei detém forte apoio dos evangélicos, que têm base parlamentar importante no Congresso. Entre os evangélicos, apenas 39% são a favor do impeachment e 53% são contra. Entre católicos, por exemplo, esses percentuais são de 59% a favor da destituição e 29% contra.

Segundo a pesquisa, a saída de Sérgio Moro do governo colocou o impeachment de volta ao debate público e ganhou apoio da população. No entanto, dentro do Congresso Bolsonaro teria, segundo um experiente líder, cerca de 200 votos. Ele conta a simpatia de parte significativa do Centrão (deve ampliá-la, inclusive), dos evangélicos e do futuro Aliança, Bolsonaro.

O impeachment vai depender das investigações do MPF e da Polícia sobre os filhos do presidente. (Mais dados sobre a pesquisa aqui)