A cobertura da Rede Globo para a saída do ex-juiz Sérgio Moro do governo federal promete ser estrondosa, assim como a própria fala do ministro durante a entrevista que anunciou a saída nesta sexta-feira, 24 de abril. E esses dois fatos juntos já mostram que Moro combinou com a Globo sua demissão e deve ter pedido para intensificar a parceria iniciada na Lava Jato.

No Jornal Hoje, da tarde desta sexta-feira, já ficou evidente a projeção que a emissora vai dar para a saída de Moro, inclusive com matéria sobre a biografia do ex-juiz, evidentemente sem citar que ele violou longamente a Justiça durante a Lava Jato, conforme as revelações de Glenn Greenwald, no escândalo de vazamento de mensagens do Telegram que ficou conhecido como Vazajato.

Sérgio Moro não tem base política, não tem partido, não tem base de sustentação organizada. Moro só tem a Globo. E só a parceria com a Globo permite que Sergio Moro saia atirando e mirando o próprio Bolsonaro. Ele apontou, durante a entrevista de despedia, mais um crime de responsabilidade de Jair Bolsonaro (sem partido), reforçando a abertura de um processo de impeachment.

Segundo Moro, Bolsonaro quis trocar o comando da Polícia Federal para obter informações sigilosas de investigações ligadas à sua família. Está aberta a porteira para o impeachment de Bolsonaro. (Susiana Drapeau)