Um dos setores mais afetados e mais abandonados pelo poder público nesta crise de saúde pública provocada pelo coronavírus são os artistas e trabalhadores da área cultural. Para tentar ajudar as pessoas dessa área, os próprios artistas e trabalhadores da área criaram uma rede de solidariedade. Veja abaixo como funciona e, ao final, um link para participar.

(imagem: divulgação)

“Proposta ‘Cultura sem atraso’, lançada a público no último dia 07 de Abril, cria grupo no facebook para que trabalhadores da cultura e artistas de Campinas se unam por ajuda financeira durante Covid-19.

O objetivo do grupo é de colaborar com pequenos custos do dia a dia via pagamento de boletos e contas obrigatórias que tenhamos dificuldade de arcar sozinhos devido à cessação das atividades que envolvem cultura, artes e entretenimento como complemento ao recebimento do apoio emergencial do governo. 

A intenção é também ajudar, mesmo que com valores menores que o poder público, com contas mais imediatas e emergenciais, resistindo como categoria e comunidade.

O grupo é destinado para residentes e/ou pessoas que estejam relacionados de alguma forma à produção cultural da RMC. A entrada no grupo se dá tanto àqueles que precisam de ajuda para o pagamento dessas contas como pessoas dispostas e com capacidade de ajudar outros membros da nossa comunidade artística.

O funcionamento e organização da iniciativa acontece de forma bastante prática, em que, após autorizados a participar, aqueles que precisam de ajuda postam seus boletos para que possam ser resolvidos.

Esta é uma ação auto organizada por trabalhadores autônomos da cultura e é possível solicitar sua entrada no grupo como colaborador pelo link:

https://www.facebook.com/groups/culturasematraso.”