O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB-SP) disponibilizou uma série de conteúdos e cursos online relacionados à exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade“, que estreou no local no último dia 19 de fevereiro para que, mesmo durante a quarentena pela pandemia de Covid-19, as pessoas possam ver a exposição.

(Foto: Divulgação)

“Nesse período de isolamento social, seguir incentivando a disseminação da cultura foi um dos propósitos da iniciativa”, disse Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB SP, em nota divulgada à imprensa. “Evidentemente que a experiência de conferir as obras originais presencialmente é insubstituível, mas neste momento, oferecer alternativas é uma forma importante de conexão e para entender a mostra”, afirmou.

Confira a seguir as principais atrações virtuais da exposição:

Webinar – Qual a importância da civilização egípcia para a história? Quais peças compõem a exposição e como elas estão organizadas? Essas são algumas das perguntas respondidas pelo curador da mostra, Pieter Tjabbes. No vídeo, o especialista em História da Arte traz curiosidades dos bastidores da exposição e ainda revela as obras de maior destaque dentre as 140 que vieram do Museo Egizio de Turim, na Itália. O webinar está disponível na íntegra no YouTube e também é possível ter acesso à apresentação de Tjabbes no vídeo.

O catálogo oficial de Egito Antigo: do cotidiano à eternidade também está online para quem quiser entender de forma mais aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na mostra e como eles se relacionam. Para acessar, clique em: http://twixar.me/qP6T.

O CCBB SP disponibilizou gratuitamente o curso online As Pirâmides de Gizé: Arte Antiga do Egito e Arqueologia, promovido pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Também é possível fazer um tour virtual pelas pirâmides do Egito.

O Programa CCBB Educativo preparou material especial para as crianças que reúne textos explicativos e atividades estimulantes sobre a exposição.

Também estão disponíveis materiais de audiodescrição, audioguia e em Libras para pessoas com necessidades especiais que desejam conhecer os detalhes da mostra. Os conteúdos estão disponibilizados no site e no aplicativo Musea.

(Carta Campinas com informações de divulgação)