A Prefeitura de Campinas receberá nas próximas semanas a doação de 80 mil máscaras de proteção para o enfrentamento do coronavírus de duas cidades chinesas: Fuzhou e Dongguan. A doação acontece mesmo após uma série de agressões e preconceitos destilados por ministros do governo Bolsonaro contra os chineses.

(foto divulgação)

A doação está sendo feita após pedidos do Departamento de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do vice-prefeito de Campinas, Henrique Teixeira. 

 A primeira remessa virá do governo de Fuzhou, que doará 30 mil máscaras descartáveis. O material será despachado para Campinas nos próximos dias. Capital da província de Fujian, Fuzhou é cidade-irmã de Campinas desde 1996.

Em todas as caixas de doação, reforçando sua relação fraterna com o município brasileiro, o governo da cidade chinesa estampou a frase em português “Permanecemos juntos através de tempestades e tensões”.   

 A próxima carga será composta por 50 mil máscaras descartáveis doadas pelo governo de Dongguan, que está acertando com a Prefeitura de Campinas os últimos detalhes da liberação para a doação e o envio dos equipamentos. Dongguan se tornou cidade-irmã de Campinas em 2016.

“É uma demonstração da relação de amizade e confiança que nos une com as cidades-irmãs chinesas. Em tempos de pandemia, a solidariedade e a cooperação também salvam vidas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben. (Com informações de divulgação)