O Conselho Municipal de Saúde de Campinas está fazendo um levantamento diário dos profissionais de Saúde da Rede Pública Municipal que se afastaram do serviço por suspeita de contaminação pelo Covid-19.

(fonte: conselho municipal de saúde)

No último levantamento, fechado nesta terça-feira, 21 de abril, o Conselho registrou 127 profissionais afastados do trabalho, sendo a maioria de agentes comunitários de saúde (26), seguidos de médicos (17), técnicos de enfermagem (17) e auxiliar de enfermagem (16).

A Prefeitura de Campinas não divulga esses dados. Segundo nota do Conselho, foi solicitado à Secretaria Municipal de Saúde estas informações no dia 31 de março, mas até o momento não se obteve resposta. E não há dados disponíveis no site da prefeitura sobre a pandemia de coronavírus sobre os afastamentos.

As informações dos afastamentos foram coletadas pelos trabalhadores e, portanto, podem ser diferentes do levantamento feito pela Secretaria de Saúde (pode haver diferença metodológica sobre o que se considera afastamento por suspeita de contaminação de Coronavírus).

Entre o total divulgado pelo conselho estão incluídos os que ainda estão afastados/as e os que já retornaram ao trabalho desde o início da contagem.