.Por Susiana Drapeau.

A grande contribuição da eleição de Bolsonaro para a história com certeza vai ser a mega estrutura de produção e distribuição de notícias falsas. Essa foi a grande novidade das eleições de 2018. Ele usou a falsificação da informação no momento histórico propício para usá-la.

(foto de tela – rede social)

A mega estrutura montada com ajuda internacional continua ativa em 2020, apesar do funcionamento de uma CPI no Congresso Nacional para investigar as notícias falsas e criminosas divulgadas por redes sociais e canais de notícias falsas.

Há uma negligência total da sociedade com a ação de milícias digitais e, antes, com as milícias urbanas. Isso tende a gerar o caos propício à falsificação e deturpação.

Assim como conseguiu nas eleições e persiste até o momento, a aposta de Bolsonaro é que pode esconder e deturpar a pandemia de coronavírus com notícias falsas. Isso demonstra que a estrutura de falsificação por trás do governo e de seus filhos está totalmente estruturada e ainda não foi derrubada pelos poderes constituídos. Sem contar que a ‘família fake news’ tem o apoio de parte de emissoras de TV, que ocultam as falsificações.

Hoje Bolsonaro, que governa embasado em informações falsas, está mais para Napoleão de Hospício ou louco da corte, mas não há limites para a mente humana. Se não for barrado, pode até convencer boa parte da população de que realmente é Napoleão.