.Por Roberto Ravagnani.

O voluntário já é resiliente e sairá desta crise com certeza, muito mais. Em crises temos algumas possibilidades, uma delas é se entregar, ficar à deriva, lamentar e esperar o virá por acontecer, outra possibilidade é continuar remando, acreditando que ainda temos a direção em nossas mãos e aprender e evoluir com a situação.

(foto yogendra joshi – ccl)

O trabalho voluntário foi duramente atingido, assim como todo o nosso entorno, mas ainda é possível continuar com atividades de ajuda mesmo de forma remota.

Organizações tem disponibilizado para muitas atividades on line, como capacitações EAD, além de ajudas especificas, como tradução de textos ou material técnico, gravação de leituras ou mensagens de animo, atendimento telefônico para apoio de pessoas isoladas que estão sozinhas, trabalhos da área administrativa de OSC’s, acompanhamento de atendidos, pesquisas, entre muitos outros trabalhos.

Outros tem se mobilizado de forma pontual para compras de alimentos e remédios para famílias que não dispõe de condições por terem deixado de produzir por conta do isolamento, outro grupo grande tem visto como oportunidade apoiar seus vizinhos mais idosos que não podem sair as ruas para suas compras habituais e tem os profissionais da área da saúde que tem se mobilizado de forma voluntária para ajudar em hospitais e clinicas que tem atendido as pessoas com suspeita ou com casos comprovados do COVID-19.

Mesmo com toda paralização os voluntários se mobilizam em grande quantidade para fazer acontecer o que sabem fazer, ajudar a si e ao próximo, pois trabalhando estas pessoas ficam mais fortes emocionalmente para continuarem com seu compromisso de ajudar o mundo a sair desta crise, com um detalhe, melhores do que entramos.

Tenho certeza de que sairemos logo e voltaremos com pessoas muito mais pensantes, não nas questões técnicas, mas na questão solidaria.

Esta crise mostra como são inseguras nossas seguranças, frágeis nossas fortalezas e que entendíamos como verdades não são tão verdadeiras assim.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial