Na Itália, mais de mil pacientes estão com um respirador artificial. Os hospitais italianos estão sobrecarregados por um fluxo ininterrupto de pacientes devido à epidemia do coronavírus. Mas faltam camas, equipamentos e remédios. Médicos de todo o país estão pedindo que os italianos não deixem suas casas. No Brasil, a situação pode ficar dramática, já que o governo federal teve tempo para implantar medidas e construir leitos, mas aparentemente nada foi feito.

(imagem wikipedia – Dipartimento Protezione Civile – italy)

Na Itália, algumas pessoas estão com parentes mortos dentro de casa. Depois de ser noticiado o caso de uma mulher que está isolada em casa junto do cadáver de seu marido na cidade de Borghetto Santo Spirito, na Itália, ganhou repercussão uma denúncia do ator Luca Franzese, que atua na série televisiva Gomorra, que estava preso em casa junto do corpo de sua irmã morta.

“Confie em mim, é tudo menos uma gripe”, diz um médico. “É muito difícil para nós. Ao ficar em casa, você limitará o contágio e nos permitirá resgatar o maior número possível de pessoas”, disse outro médico em reportagem da FranceInfo.

Nesta semana, o governo italiano convocou 20.000 médicos aposentados. Mas isso não é suficiente. O sistema de saúde está saturado. Nos hospitais italianos, a preocupação é crescente porque os médicos vêem a chegada de pessoas cada vez mais jovens infectadas. (Com informações do FranceInfo)