*Programação suspensa devido ao coronavírus, conforme comunicado da Prefeitura Municipal de Campinas:

“O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta segunda-feira, 16 de março, medidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade. Entre as determinações estão o fechamento das escolas públicas e dos equipamentos culturais públicos; […] O objetivo de todas essas medidas […] é reduzir a circulação de pessoas na cidade”.

A partir de março, o Circuito MIS Campinas de Cinema volta à sua programação normal, com sessões de segunda a sábado, gratuitas, e na nova sala do espaço com 70 lugares. As sessões no MIS funcionam por meio de ciclos temáticos. Há o “Cineclube Purpurina” (dedicado à produção LGBT), o “Mulheres na Direção” (que destaca o trabalho das cineastas), entre outros.

“Clube da Luta”

A programação de cinema do MIS traz também algumas novidades a partir desse mês. Uma delas é o #Sextou no MIS Campinas, com quatro ciclos temáticos, um para cada sexta-feira do mês, sempre no horário das 19h30.

Nessa sexta-feira, dia 6, acontece mais uma edição do tradicional ciclo “Cinema & Literatura”, que chega ao seu décimo ano de atividade exibindo adaptações cinematográficas de obras literárias. Na programação deste ano estão confirmados filmes como “Trainspotting”, “Sobre Meninos e Lobos”, “O Leitor”, “As Horas” e “Ensaio Sobre a Cegueira”.

Na segunda sexta-feira do mês, o ciclo “Novos Clássicos” traz filmes recentes que já fazem parte da História do Cinema.

Na terceira sexta-feira do mês, acontece mais uma edição do ciclo “Aula de Cinema”, com produções fundamentais para pensar a estética cinematográfica.

Na quarta sexta-feira do mês, a escolha é do público. Serão oferecidas três opções de filmes e o público, através da página Circuito MIS Campinas de Cinema, escolhe o filme que quer assistir.

A curadoria do #Sextou no MIS Campinas é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Confira a programação de março:

Ciclo “Cinema & Literatura”

Sexta, 6 de Março, 19h30
CLUBE DA LUTA
Direção de David Fincher
Um homem deprimido (Edward Norton) que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden (Brad Pitt) e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla (Helena Bonham-Carter), atrai a atenção de Tyler. Baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk. EUA, 1999. Colorido, 151 min.

Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

Ciclo “Novos Clássicos”

“A Bruxa”

Sexta-Feira 13 de Março, 19h30
A BRUXA
Direção de Robert Eggers
Em uma fazenda no século 17, uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. EUA, 2015. Colorido, 93 min.

Ciclo “Aula de Cinema”

“Taxi Driver”

Sexta, 20 de Março, 19h30
TAXI DRIVER
Direção de Martin Scorsese
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle (Robert de Niro) reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. EUA, 1976. Colorido, 114 min.

Ciclo “A Escolha é do Público”

Sexta, 27 de Março, 19h30
O filme da última sexta-feira do mês é o público quem escolhe. O MIS Campinas oferece opções de filmes e o público vota naquele que quer assistir.

Para participar da escolha o público precisa curtir a página Circuito MIS Campinas de Cinema no Facebook e votar em uma das opções. Aquela que tiver mais votos depois de uma semana da enquete entrar no ar será exibida na sexta dia 27 de março às 19h30.

A partir de março, a coordenação determinou que 30 minutos antes de cada sessão começarão a ser distribuídas senhas de acesso à sala para o público que comparecer. Será uma única senha para cada pessoa até que sejam entregues todas as senhas de acesso encerrando, assim, a distribuição. Nenhuma pessoa sem senha será admitida na sala de exibição. O ingresso na sala só será permitido até 15 minutos do início da sessão. Lembrando também que é proibido entrar com alimentos ou bebidas (exceto água) na sala de exibição.

(Carta Campinas com informações de divulgação)