Estudiosos dos Estados Unidos temem uma grande epidemia de coronavírus no país por causa da falta de direitos dos trabalhadores norte-americanos. Sem um sistema de saúde público, como o SUS do Brasil, e como não existe lei federal que obrigue empregadores a oferecer licença médica, muitas pessoas vão trabalhar doentes para não ficar sem salário ou mesmo para não serem demitidas.

(foto Marc A. Hermann / MTA New York City Transit)

“Sem licença médica, as pessoas irão trabalhar (doentes) e espalhar a doença”, disse à BBC News Brasil o economista Nicolas Ziebarth, professor da Universidade Cornell, em Nova York.

“Muitas vezes não podem nem mesmo ter um dia de folga não remunerada”, salienta Ziebarth. “Caso tenham sintomas e queiram tomar precauções e não ir ao trabalho, mesmo sem remuneração, correm o risco de serem demitidos se seu empregador não for compreensivo.”

É o que revela a reportagem de Alessandra Correa, da BBC Brasil. Além disso, sem um sistema público de saúde, muitos não têm cobertura e evitam ir ao médico por medo dos altos custos.

“Em um momento em que o país já registra 11 mortes e mais de cem casos da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e em que autoridades de saúde consideram provável que milhões de americanos sejam infectados, especialistas temem que esses fatores afetem a resposta à crise e representem um risco à saúde pública”, anota.

Mesmo que os testes para diagnosticar a presença do novo coronavírus estejam disponíveis, especialistas temem que muitas pessoas evitem procurar ajuda médica para saber se estão infectadas, com medo dos custos associados. (Veja reportagem completa)