O projeto Otras Latinoamericas, da ProEC/Diretoria de Cultura da Unicamp, traz uma programação variada em todo mês de março em diversos locais da Unicamp.

No próximo dia 12 de março, às 12h, a Casa do Lago recebe em sua Sala Multiuso o poeta e pesquisador da oralidade indígena Hugo Jamioy, para uma Conversa como parte da Calourada Unicamp 2020.

O tema abordado será Questões e Lutas em torno das línguas e povos indígenas na Colômbia/América Latina.

Pertencente ao povo indígena Camuentsa Cabng Camntsá Biyá, que quer dizer homens com pensamento e língua própria, Hugo abordará temas como criação literária, educação e produção oral-escrita e lutas em torno das línguas e povos indígenas.

Toda programação é aberta e gratuita para a comunidade interna e externa da Universidade.

Otras Latinoamericas é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Unicamp (ProEC), com execução da Diretoria de Cultura (DCult). Iniciado em novembro de 2019, promoverá a presença de grupos culturais afro-americanos e ameríndios de vários países da América Latina, na Unicamp, até 2021. O projeto é parte de uma política de desenvolvimento cultural que preza pela ampliação da diversidade e da diferença no ambiente universitário.

PROGRAMAÇÃO

09/03 –  Segunda
14H00 – Mesa redonda ESCRITAS LITERÁRIAS INDÍGENAS, com participação de Daniel Munduruku (Auditório Fausto Castilho no IFCH – Unicamp)

10/03 – Terça
19H00 – Conferência EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO ORAL-ESCRITA LITERÁRIA INDÍGENA NA COLÔMBIA/AMÉRICA LATINA, com mediação das professoras Alik Wunder e Jackeline Mendes (Auditório Fausto Castilho no IFCH – Unicamp)

11/03 – Quarta
10H00 – Palestra CRIAÇÃO LITERÁRIAS PRÓPRIAS E DE OUTROS INDÍGENAS COLOMBIANOS, com mediação do professor Eduardo Marandola (Taba Cultural na Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA Unicamp)

14H00 – Participação no Ciclo de Seminários do LAGERR: PROCESSOS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: ORALIDADE, ESCRITA E LÍNGUA, com mediação de Jamille Payayá (Sala UL63 do laboratório do grupo de pesquisa LAGERR na Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA Unicamp)

12/03 – Quinta
12H00 – Conversa QUESTÕES E LUTAS EM TORNO DAS LÍNGUAS E POVOS INDÍGENAS NA COLÔMBIA/AMÉRICA LATINA, como parte da Calourada Unicamp 2020 (Sala Multiuso Casa do Lago)

13/03 – Sexta
14H00 – Conferência CRIAÇÃO LITERÁRIA INDÍGENA NA COLÔMBIA / AMÉRICA LATINA, com mediação dos professores Wilmar D’angelis e Angel Corbera (Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp)

EVENTO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/266941207615187/

(Carta Campinas com informações de divulgação)