Será aberta no dia 5 de março, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) a exposição “Eu Vi o Mundo…”, uma mostra de José Barbosa da Silva, um artista brasileiro de carreira internacional. Ele utiliza múltiplos meios de expressão: é pintor, desenhista, entalhador, escultor, ilustrador e gravador. A exposição, inédita em Campinas, poderá ser vista pelo público de 6 de março até 29 de maio, com entrada gratuita.

(Foto: Divulgação)

A mostra reúne mais de 60 obras – esculturas, talhas e telas.  

José Barbosa da Silva tem 72 anos e já marcou a história das artes brasileiras: participou do início da Tropicália, do Cinema Novo e do movimento Nova Figuração, de artes plásticas.

José Barbosa é de Olinda, Pernambuco, aprendeu a entalhar ainda menino com o seu pai, marceneiro; a pintura ele descobriu mais tarde, quando foi viver em Paris na década de 1970.

O título da exposição “Eu Vi o Mundo…”, remete à obra do pintor pernambucano Cícero Dias, “Eu Vi O Mundo… Ele Começava no Recife”. “A monumental tela do modernista pernambucano, realizada em 1929 e considerada como um dos marcos fundadores do Modernismo no Brasil, pertence ao mesmo universo onírico e aventuroso de Barbosa”, diz a curadora da exposição, Maria Hirszman, que escreveu o texto de apresentação.  

Nele, a curadora descreve como José Barbosa da Silva sabe combinar, como poucos, um profundo interesse pelo mundo à sua volta com um fascínio permanente por elementos alegóricos, carregados de potência simbólica.

(Foto: Divulgação)

“Suas telas e talhas são povoadas por seres místicos, que o acompanham há décadas, como o pássaro branco de asas abertas e bico perfurante, os peixes arredondados que nadam por toda a parte, as figuras femininas ao mesmo tempo sensuais e maternas, ou os buquês de flores que deslumbram por suas formas e cores. São composições complexas, cuidadosamente simétricas num equilíbrio elegante. Uma de suas qualidades é a capacidade de aventurar-se por diferentes caminhos em busca de uma expressão ao mesmo tempo autoral e universal. A capacidade de aliar diferentes referências, temáticas e gêneros dão liberdade à obra do artista”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Eu Vi o Mundo” do artista José Barbosa da Silva 

Abertura: Dia 5/3, às 19h 

Visitação ao público: Dia 6/3 a 29 de maio 

Local: MACC – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro 

Horário: Terça a Sexta: 9h às 17h Sábado: 9h às 16h Fechado segundas, domingos e feriados 

Entrada Gratuita