*Visitação suspensa devido ao novo coronavírus.

A Galeria do Instituto de Artes da Unicamp (GAIA) recebe de 19 de março a 09 de abril de 2020 a exposição ‘corpopedrapaisagem’, da artista Valéria Scornaienchi. A exposição foi selecionada no Edital de exposições de 2019 e traz como assunto principal a sua relação com os elementos da natureza e o tempo no qual eles sobrevivem em nós.

(Foto: Valéria Scornaienchi)

A artista tem como prática colecionar imagens, elementos da natureza, pequenos escritos e muitos desenhos gerados a partir das experiências no contato com a natureza. São imagens e desenhos de lugares de passagem, reais e virtuais, e textos que se referem a experiência que teve nesses lugares. 

“O meu projeto consiste em propor um espaço vivo como um organismo que se transforma o tempo todo. Nesse momento, diferente das exposições anteriores nas quais o espaço expositivo é o ateliê, eu penso na exposição como um dispositivo de processo criativo no qual esta sofrerá alterações durante toda a sua duração, seja através de elementos que serão incluídos na mostra seja através da própria experiência de estar no lugar e me comunicar com as pessoas que por ali passam.  Desse modo eu trato o museu/galeria como esse lugar de passagem e de experimentações. Qual é o lugar das experimentações em artes visuais? O ateliê, a rua, o caderno, a parede, a galeria, o museu?”,  conta Valéria.

(Foto: Valéria Scornaienchi)

“Nesses últimos três anos eu venho experimentando e investigando essa relação entre o artista e o museu/galeria, e entre trabalho e processo criativo, tendo, para mim, o processo como algo com um potencial ainda maior que o próprio trabalho de arte, o que me impulsiona a levá-lo também para dentro das instituições”, pontua.

Os trabalhos são camadas de pensamentos que norteiam as questões da natureza, da natureza humana e da sobrevivência da vida no planeta, partindo de vivências, da literatura e da mitologia própria da artista. A exposição é composta de móveis de madeira, pedras, livros, desenhos, fotografias tiradas com celular e impressas, textos e objetos que a artista vem investigando. 

A artista estará presente na exposição em horários divulgados na página da GAIA no Facebook (www.facebook.com/Galeria-do-Instituto-de-Artes-GAIA-Unicamp-471702572856101 e nas suas redes sociais (@valeriascornaienchi). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição ‘ corpopedrapaisagem’ – Valéria Scoranienchi

Local : GAIA – Galeria do Instituto de artes da Unicamp. ( Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/nº. Térreo da Biblioteca Central ‘César Lattes’. Cidade Universitária “Zeferino Vaz” Campinas/SP)

Abertura:  19 de março às 12h  

Visitação: de 19 de março a 09 de abril de 2020. Segunda a sexta, das 9h às 17h.