* Atividade suspensa devido ao coronavírus, conforme comunicado:

“As Unidades do Sesc no Estado de São Paulo permanecerão fechadas, inicialmente, de 17 a 31 de março. A medida foi adotada para prevenir riscos de transmissão direta do Coronavírus (Covid-19). Diante disso, toda a programação e prestação de serviços estarão suspensas neste período. Os valores de ingressos, cursos e excursões serão ressarcidos. Informamos, ainda, que as vagas de todos os cursos e tratamentos odontológicos serão mantidas”. (Sesc São Paulo).

Ao longo do mês de março e abril, a programação de cinema do Sesc Campinas traz o ciclo “O Feminino no Cinema Latino-Americano”, com curadoria da professora e pesquisadora da USP Daniela Gillone.

Los Silencios

A programação do ciclo traz oito filmes e uma aula aberta que exploram as caracterizações de personagens mulheres e refletem sobre as realidades tratadas no cinema de autoras latino-americanas, a partir de obras recentes e contemporâneas provenientes de Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

As exibições acontecem no Teatro e são gratuitas com retirada de ingressos limitados na Ilha de Atendimento no dia da atividade.

Veja abaixo mais detalhes e a programação completa:

Dia 10/03, terça, às 20h

Los Silencios (BRASIL, COLÔMBIA E FRANÇA | 2018 | 86 MIN. | DIREÇÃO: BEATRIZ SIGNER)

Nuria, Fábio e sua mãe, Amparo, chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, fugindo do conflito armado colombiano onde o pai desapareceu. Certo dia, ele reaparece na nova casa de palafitas. A família é assombrada por esse estranho segredo e descobre que a ilha é povoada por fantasmas.

Dia 11/03, quarta, das 19h30 às 21h30

O Feminino no Cinema Latino-Americano

Com Daniela Gillone. Encontro que discute o ciclo de exibições, partindo da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos das representações do feminino no cinema revolucionário e militante do “Nuevo Cine Latinoamericano” e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social.

A atividade acontece na Sala de Atividades 1 e é gratuita com inscrições limitadas na Ilha de Atendimento a partir das 17h30.

Dia 17/03, terça, às 20h

Pela Janela (ARGENTINA E BRASIL | 2018 | 84 MIN. | DIREÇÃO: CAROLINE LEONE)

Pela Janela

Rosália, interpretada por Magali Biff, é uma operária de 65 anos que, após dedicar sua vida ao trabalho em uma fábrica de reatores na periferia de São Paulo, é demitida. Seu irmão resolve então levá-la com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, ela vê pela primeira vez um mundo desconhecido que a transformará.

Dia 24/03, terça, às 20h

Casadentro (PERU | 2013 | 87 MIN. | DIREÇÃO: JOANNA LOMBARDI)

Em uma província peruana, a senhora Pilar, interpretada por Elide Brero, vive com suas empregadas e a cadela Tuna. A rotina dessas mulheres é pacífica, sem grandes surpresas. Um dia, no entanto, uma das filhas de Pilar chega acompanhada dos filhos e do marido, afetando a dinâmica pacata da casa.

Dia 31/03, terça, às 20h

Zama (ARGENTINA | 2017 | 115 MIN. | DIREÇÃO: LUCRECIA MARTEL)

Zama

No fim do século 18, Don Diego de Zama, interpretado por Daniel Gimenez Cacho, é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Após aguardar por muito tempo uma carta do Rei com sua transferência, desiste de esperar e se junta a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido.

Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)