*Visitação suspensa devido ao novo coronavírus.

De 6 a 24 de abril, poderá ser vista na Casa do Lago, na Unicamp, a exposição “EXPOSTA: uma exposição de artes visuais com artistas vivas”.

A exposição faz parte do projeto “Questão de Identidade” que surge a partir da pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo ator-bailarino Fernando Vitor com orientação da Prof.ª Drª Julia Ziviani, entre os anos de 2017 e 2020, investigando o surgimento de novas linguagens na cena teatral e de dança, e da resistência da classe artística paulistana durante o período da Ditadura Militar (1964 – 1985).

No desenrolar dessa pesquisa surgiu o espetáculo “Sonhar em avessos”, releitura do emblemático espetáculo “Sonho de Valsa” (1979), de Ruth Rachou e José Possi Neto, criação pioneira na linguagem da dança-teatro no Brasil.

A releitura da história de Dona Esperança, empregada doméstica que simbolizava a repressão feminina nos anos de chumbo do Brasil, se volta agora sobre a reflexão a respeito da identidade negra e LGBT através da história de Agenor, um operário negro que se vê diariamente reprimido por sua rotina e que só pode alcançar algum resquício de liberdade em seus sonhos.

A pesquisa que alicerça a criação do espetáculo é guiada pela obra do autor afro americano James Baldwin (1924 – 1987), que se tornou um importante disparador da principal proposta desse projeto: diversificar os olhares sobre a construção entendimento da identidade negra e LGBT, o que nos une e o que nos diferencia enquanto comunidade através da visão de múltiplos artistas que manifestam suas reflexões em suas próprias poéticas.

Curada por Bruno Costa, a exposição “EXPOSTA: uma exposição de artes visuais com artistas vivas”, assim como as mesas de debate, exibições de filmes, e o espetáculo “Sonhar em Avessos” relacionam as diferentes perspectivas sobre o negro e a negritude e a identidade e seus impactos na produção artística, e da trajetória de resistência e existência de tais produções. “Assim, temos o prazer de convidar Allan da Rosa, Marcio Macedo, Julia Ziviani, Ruth Rachou, Raul Rachou, Bruno Costa, Luiz Lira, Rodrigo Costa, Victor Santos, Kyo Dias, Helen Aguiar, Bruno dos Santos, Sabrina Terra, Adnã Alves e Weyla Lazulli a compor essa importante ação dentro da Universidade Estadual de Campinas”, dizem os realizadores.

“EXPOSTA: uma exposição de artes visuais com artistas vivas” é um território que propõe reunir nove artistas emergentes, formadas ou em formação pela UNICAMP.

Seus trabalhos provocam discussões sobre identidades e seus diferentes caminhos, transformações e materialidades. Em um diálogo de técnicas variadas as obras têm como eixo-comum o sujeito-tabu: seres abjetos e marginalizados e suas experiências dentro de uma sociedade de base genocida.

A exposição acontece no Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp, com entrada gratuita e no período de 06 a 24/04 das 9h às 18h30.

No dia 06 de abril às 15h,  contará com programação especial de abertura, com apresentação de ações performáticas e roda de conversa com as artistas e curadoria. (Carta Campinas com informações de divulgação)

FICHA TÉCNICA:

Artistas Expositoras

Bruno Costa / Kyo Dias / Helen Aguiar / Fernando Vitor / Sabrina Terra / Victor Santos / Luiz Lira / Rodrigo Costa / Weyla Lazulli

Artistas Acionadas

Adnã Alves / Kyo Dias

Produção

Ana Paula Guimarães Sidoti / Bruno Costa / Fernando Vitor

Curadoria

Bruno Costa

Produção Educativa

Bruno Costa / Isabelle Santos / João Pedro Acciari

Montagem Exposição

Altamiro José da Silva / Artistas Expositores

Educadoras(es)

Bruno Costa / João Pedro Acciari

Direção do Projeto “Questão de Identidade”

Fernando Vitor

Orientação do Projeto “Questão de Identidade”

Profª Drª Julia Ziviani Vitiello