A Alemanha prendeu grupos de extrema-direita que tem semelhança com apoiadores do bolsonarismo-miliciano. Assim como grupos existentes no Brasil, esse grupos negam a legitimidade das instituições democráticas e rejeitam a República Federal da Alemanha. Eles querem impor suas próprias leis e disseminam o ódio. Recentemente, grupos bolsonaristas fizeram manifestação contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, inclusive com a participação do presidente.

( foto ilustrativa – Eoghan OLionnain – ccl)

“Estamos diante de um grupo que espalha mensagens racistas e antissemitas, envenenando sistematicamente nossa sociedade liberal. Também a agressão verbal e as inúmeras ameaças contra autoridades do governo e suas famílias são prova da atitude inconstitucional desse grupo“, afirmou o ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, que baniu grupos ligados ao movimento de extrema-direita Reichsbürger (cidadãos do Reich).

O porta-voz do ministério, Steve Alter, informou na quinta-feira (19/03) que operações policiais foram realizadas contra o grupo Geeinte deutsche Völker und Stämme (Povos e tribos alemães unidos) e sua sub-organização Osnabrück Landmark, braços dos Reichsbürger.

As operações contaram com 400 agentes e ocorreram em dez estados alemães, com buscas nas residências de 21 membros dessas associações. Segundo o Ministério do Interior, os policiais apreenderam armas de fogo, tacos de beisebol, materiais de propaganda e pequenas quantidades de drogas. Os dois grupos foram dissolvidos e estão banidos, informou o porta-voz Alter.

“Continuamos a luta contra o extremismo de direita implacavelmente, mesmo em tempos de crise”, afirmou Seehofer após as operações. Segundo o ministro, racismo e antissemitismo não terão “um único milímetro” de espaço na sociedade alemã.

Alguns ainda defendem o Império Alemão, rejeitam a legitimidade da Constituição, das autoridades e dos tribunais alemães, e não aceitam notificações oficiais. (Com Informações da Deutsche Welle)