.Por Susiana Drapeau.

Podem concordar ou podem discordar, mas Cid Gomes abalou ou, pelo menos, jogou um balde de água fria nos ânimos do fascismo.

(imagem de vídeo – arte – reprodução internet)

Uma única retroescavadeira não mata o fascismo. Com o enfraquecimento de Bolsonaro e de seu governo, a tendência é a radicalização. Mas os fascistas não esperavam a retroescavadeira, foram surpreendidos.

O fascismo não respeita a democracia e nem as regras. O fascismo é a lei do abuso, a lei dos canalhas, a lei dos que abusam do poder. O fascismo é o terror como se viu em Sobral, no Ceará. O fascismo age como os traficantes e mafiosos, a lei é a violência.

É preciso muita coragem, mas a retroescavadeira de Cid Gomes mostrou que os fascistas não vão ter vida fácil.

A violência fascista sempre espera que você abaixe a cabeça, desligue o motor da retroescavadeira, recue a caçamba ou abaixe a pá carregadora. O fascismo sempre te intimida para te calar e te fazer consentir.

Cid Gomes, quando foi ministro da Educação de Dilma, também colocou a sua retroescavadeira contra o ex-deputado Eduardo Cunha, mas foi demitido. O governo Dilma foi derrubado.

É preciso entender a simbologia da retroescavadeira. É preciso enfrentar com vigor, com força, com a própria vida, como fez Cid Gomes.

A retroescavadeira se tornou o símbolo da resistência ao fascismo.

Não basta admirar homens de coragem. É preciso imitá-los e reproduzir, é preciso se insurgir contra o fascismo. Se o fascismo age fora da lei, é preciso enfrentá-lo ali, em seu estado de natureza.