Os petroleiros da Replan (Refinaria de Paulínia) e de outras unidades do Brasil, que estão em greve desde o dia primeiro de fevereiro, vão vender no próximo sábado, dia 08, 200 botijões de gás por R$ 38 por unidade. A ação, que acontece na Vila Boa Vista, em Campinas, faz parte da mobilização por conta da greve nacional dos petroleiros e busca alertar a população para a política de privatizações do governo Bolsonaro.

Petroleiros em greve em Paulínia (foto: frentebrasilpopular – indiofabio )

A venda dos botijões está sendo organizada pelo Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), em parceria com a Rádio Noroeste. Segundo os trabalhadores, 27 plataformas de petróleo aderiram à greve dos petroleiros, iniciada no último sábado. São 23 na região do Norte Fluminense e quatro no Ceará. O sistema Petrobras tem 47 plataformas. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) acredita que novas adesões podem ocorrer nos próximos dias.

Os petroleiros afirmam que a venda dos botijões busca conscientizar a população sobre a atual política de preços que faz com que classes menos favorecidas paguem uma quantia injusta em derivados do petróleo. “A política atual de Paulo Guedes, que eleva os preços do petróleo e seus derivados a níveis altíssimos, busca viabilizar estratégias para a privatização da Petrobrás, já estatal poderia sim vender o produto com preço mais acessível”, afirma Gustavo Marsaioli, diretor do Sindipetro-SP.
A ação acontece às 10h da manhã na Rua dos Ipês Amarelos, próximo ao número 114, em frente à Escola Estadual Reverendo Prof. Carlos Nogueira. (Com informações da FPA)