O vereador Pedro Tourinho (PT), de Campinas (SP), junto com os advogados Maíra Calidone Recchia Bayod e Vinicius Augustus Fernandes Rosa Cascone, entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) para denunciar a prática da violência política de gênero da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) contra a brasileira Petra Costa, diretora do filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário, Democracia em Vertigem.

(foto divulgação e foto de vídeo)

Em sua rede social, Pedro Tourinho lembrou que as postagens feitas nas redes sociais da própria Secom promovem, entre outras investidas, um tipo de ataque “invisível” e que diuturnamente permeiam mulheres de destaque. “Essa violência é sofrida nos mais diversos espectros da trajetória pública: seja quando uma mulher disputa espaço no mundo político, seja quando seus posicionamentos possam ser vistos como contrários aos mandatários do poder em exercício. Nesta trajetória a vítima sofre tentativas sorrateiras de silenciamento, de descrédito, de difamação, de desrespeito, ou ainda quando são sexualizadas, ridicularizadas ou expostas à opinião pública de maneira degradante”, anotou.

O vereador pede uma investigação para informar se houve violação dos princípios administrativos, improbidade administrativa e falsidade ideológica.

“É incabível esse tipo de comportamento das instituições do governo. Justamente em um dos momentos mais elevados do cinema brasileiro, a própria Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República faz uma campanha para desmoralizar tanto essa produção brilhante que é o documentário, quanto a sua diretora, sempre a partir de uma lógica machista, retrógrada e mentirosa, assim como o governo do Bolsonaro é”, anotou.