Campos de concentração no brasil: milhares de pessoas no ceará passaram por esta triste experiência nos anos trinta do século passado

.Por Flávio Luiz Sartori.

Neste momento em que a pobreza que provoca o estado de miséria das pessoas, uma situação que o Brasil viveu por muitas gerações, volta assustar e fazer parte da nossa realidade é sempre importante resgatar na nossa história que brasileiros vitimas da fome foram aprisionados em campos de concentração.

Campo de Concentração em Senador Pompeu no Ceará. ( Foto: José Bonifácio Costa/Arquivo Nacional” )

Este triste fato aconteceu em 1932 no Estado do Ceará, quando uma das piores secas que já aconteceu no Brasil provocou a fuga da miséria de milhares de brasileiros, que buscaram a solução para falta do que ter que comer tentando chegar nos grandes centros urbanos, no caso do Ceará, o destino era a capital Fortaleza.

A solução encontrada pelos governantes na época foi criar campos de concentração para que estas pessoas permanecessem nesses lugares e assim fossem impedidas de prosseguir na jornada que pretendiam. Importante destacar que estes campos de concentração não tiveram o mesmo modelo utilizado na Europa pelos nazistas, cujo objetivo final foi extermínio de pessoas.

No caso brasileiro os campos de concentração visavam a contenção das pessoas que estavam famintas e pretendiam chegar aos centros urbanos com a esperança de melhores dias.

Hoje as ruínas em Senador Pompeu são patrimônio municipal. ( Foto: Gustavo Gomes/EBC)

A vida era dura nos campos de concentração brasileiros devido a falta de infraestrutura porque nestes locais as pessoas não tinham um mínimo de dignidade e isto teve como consequência a morte de centenas de seres humanos por falta de comida e devido as doenças que proliferaram.

De acordo com dados da época, aproximadamente 74 mil pessoas ficaram prisioneiras nesses campos de concentração nos municípios de Ipú, Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, Crato e Senador Pompeu. Em Senador Pompeu, onde ainda existem as ruínas do que foi o campo de concentração, cerca de 16 mil pessoas ficaram isoladas.

Os campos de concentração só foram extintos em 1933 com final da seca. Importante destacar que estes campos de concentração funcionaram como verdadeiras prisões e as pessoas podiam ser transferidas a qualquer momento para o outro campo se o local onde elas estavam não sustentasse mais a presença delas.

O poder de forças militares foi usado para controlar essas pessoas e impedir que acontecessem rebeliões e fugas. Este triste momento histórico demonstra claramente qual sempre foi e continua sendo a opção das elites brasileiras em relação ao povo trabalhador, os despossuídos.  Tanto no passado como atualmente, os governos destas elites nunca tiveram um mínimo de interesse em criar  infraestrutura para uma vida digna para as pessoas pobres.

(Do Blog A Essência Além da Aparência com informações da Gazeta do Povo. Fonte:  https://www.gazetadopovo.com.br/haus/urbanismo/campos-de-concentracao- aprisionavam-vitimas-da-seca-1932-no-ceara-senador-pompeu/)

loja virtual de roupas