Com imagens que revisitam os desfiles das escolas de samba, dos blocos de rua e dos momentos expressivos da cultura popular, a mostra “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente” é atração da sala expositiva da Estação Cultura. A mostra pode ser vista até o dia 22 de março.  

(Foto: Fabiana Ribeiro)

O material reúne cerca de 50 painéis com os acervos do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), de Aluizio Jeremias, da área de fotografia da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas e da fotógrafa Fabiana Ribeiro. 

Um dos destaques da mostra é a série de imagens que revisitam a atuação de Alceu Estevam na divulgação do samba de bumbo praticado nos quintais das casas de familiares. Alceu, que morreu em 2018, foi um dos fundadores e um dos mais ativos integrantes do grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, formado por Raquel Trindade a partir de um curso na Unicamp.  

Além dos painéis históricos, o visitante também poderá conferir fotos dos blocos atuais, como Berra Vaca, Unidos do Candinho, União Altaneira, Cupinzeiro, entre outros. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Do Samba ao Carnaval – A influência rítmica afrodescendente”

Quando: até 22 de março, de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados das, 10h às 21h.Onde: saguão da Estação Cultura (Praça Marechal Floriano, s/n. Centro. Campinas)Entrada gratuita