Diversos cursos serão oferecidos no primeiro semestre de 2020 na Maloca Arte e Cultura, um espaço comunitário e de resistência localizado na Vila União, em Campinas.

(Foto: Página no Facebook)

“Venha aprender, se informar, se organizar. E além disso, fortalecer um espaço comunitário e de resistência da periferia de Campinas! Este é o sexto ano de Maloca Arte e Cultura! Que seja um 2020 em que nós consigamos nos preparar contra todas as formas de opressão que venham nos acometer!”, dizem os responsáveis pelo espaço.

Segue abaixo a descrição de cada curso e atividade e o link para inscrição:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfkx0z1LurAA48Ax…/viewform…

As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (19) 3308-2722.

Biblioteca da Maloca (aberta em todos os dias e horários em que a Maloca estiver em funcionamento). A biblioteca possui mais de 2000 livros à disposição para quem quiser. São livros de todos os assuntos, incluindo filosofia, sociologia, literatura, livros infantis e didáticos. A biblioteca da Maloca é uma construção em conjunto da comunidade. “Não temos uma pessoa especializada para sua manutenção. Portanto, se você se interessar em ajudar na sua manutenção é só vir. Mas se você quiser apenas emprestar livros fique à vontade. O importante é que você leia livros”, dizem.

Grupo de estudo de Libras (quartas, semanal, às 16h)

Curso – Produção Musical na Prática ministrado por WM Beats (dia e horário a combinar) – Inscrições através do link: https://maiasfamily.com/inpmp

Batucada (aos sábados, das 10h às 12h, quinzenalmente)

“Saúde e ciência na periferia”: rodas de conversas sobre temas ligados à saúde da população, seus direitos e à ciência popular. Serão realizados encontros mensais aos sábados com enfermeiros, médicos, estudantes e diferentes profissionais da área da saúde.

“Plantas medicinais: cuidados, funções e benefícios”: rodas de conversa sobre o cultivo de plantas medicinais, sobre suas funções e seus benefícios para a saúde. Serão realizados encontros mensais aos sábados com biólogos, enfermeiros e outros profissionais.

Atendimento Psicanalítico (é necessário agendar o atendimento): fruto da parceria entre a Maloca Arte e Cultura e a Clínica Social Pulso.

Curso Livre de Psicanálise (todo último sábado do mês das 14h às 17h): curso promovido pela Pulso: clínica social de psicanálise.

Espaço para Estudo (aberta em todos os dias e horários que a Maloca estiver em funcionamento). Há muitas salas e um amplo espaço verde onde o público pode estudar sozinho ou em conjunto.

Capoeira (Terças às 19h30 – semanal): ministrada pela treinel Mariana da Escola de Capoeira Angola Resistência.

Plantão de História (combinar dia e horário): pra quem vai prestar vestibular ou ENEM, os plantões são um momento pra tirar dúvidas e fazer exercícios em conjunto.

Plantão de História (segundas em horário noturno a combinar, semanal): pra quem vai prestar vestibular ou ENEM, os plantões são um momento pra tirar dúvidas e fazer exercícios em conjunto.

Plantão de Geografia (terças às 14h, quinzenal): pra quem vai prestar vestibular ou ENEM, os plantões são um momento pra tirar dúvidas e fazer exercícios em conjunto.

Grupo de Estudos sobre Educação Popular (combinar dia e horáriol): discussão coletiva sobre experiências e teorias relacionadas à educação popular de modo transformador.

CineClube Infantil (sábados às 16h – mensal): atividade organizada pelo Pietro, que tem 9 anos. O público está convidado a assistir filmes, conversar e desenhar.

Horta da Maloca (sábados das 9h às 12h). “Temos uma grande área verde na Maloca. Onde realizamos trabalhos de horta, jardinagem e plantamos árvores. Em nossa horta temos alimentos tradicionais, PANCs (plantas alimentícias não-convencionais) e ervas medicinais. Venha nos ajudar nessa atividade prazerosa que é cuidar da terra”.

Lian Gong (das 08h às 09h – semanal nas terças): prática oriental, integrando a tradição milenar das artes corporais chinesas aos conhecimentos da medicina ocidental, técnica que ajuda a prevenir dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

Artesanato (às 09h – semanal): iniciaremos o curso com ponto cruz . É necessário trazer o material. A lista será entregue no primeiro dia de aula.

Alemão Básico (combinar dia e horário – semanal): aula de alemão para iniciantes.

Música e Prática de conjunto (quartas às 17h – semanal): Para todas as idades.

Música e Prática de conjunto (quartas às 19h – semanal): Para todas as idades.

Grupo de Estudos sobre o Marxismo (sempre na quarta terça-feira do mês às 19h30): leitura e discussão de textos do marxismo.

Dança Contemporânea (quartas às 19h – semanal)

Cursinho Popular da Maloca (sábados das 08h às17h30): cursinho preparatório para o Enem e vestibulares com todas as matérias. Inscrever-se pelo link a seguir:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLScncNteV4gK2MeUcJ…/viewform

Informática (sábados às 13h30 – semanal): aulas de informática para iniciantes.

Clube do Xadrez (sábados às 16h): a ideia é juntos aprendermos e/ou aperfeiçoar as habilidades no jogo de xadrez. Para todas as idades.

Quadrinhos nacional empodera manas (sábados às 14h – mensal): “Vamos ler quadrinhos com personagens femininas e/ou LGBTs muito incríveis para empoderar essa gente na vida real. Ah! E viva o quadrinho nacional!”

Clube do Livro (sempre no segundo sábado do mês às 15h): leitura e debate sobre livros que o grupo escolher.

Cine Maloca (todo terceiro sábado do mês às 17h): no CineMaloca exibiremos filmes com conteúdo crítico e depois faremos uma roda de conversa. O público pode propor filmes e também ajudar a realizar o Cine Maloca.

Grupo de Estudos Anarquista (sempre na segunda terça do mês às 19h30): estudos coletivos sobre o pensamento libertário ao longo da história, como anarquismo, zapatismo, socialismo libertário, dentre outros.

Grupo de estudos sobre Permacultura (sempre no quarto domingo do mês às 10h): A permacultura é um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecossistemas naturais.

Curso de Paisagismo (sábados das 09h às 17h – quinzenal): Curso anual para aprender os seguintes tópicos com aulas práticas na área verde da Maloca: 1 Solo 2 Constituição de uma planta 3 fisiologia vegetal e o ambiente 4 Gramados 5 Forrações 6 arbustos 7 Trepadeira 8 árvores 9 Palmeiras 10 Plantas de interiores 11 pragas e doenças 12 Horta Orgânica.

Laboratório de Fotografia Analógica “Peliculosa” (dia e horário a combinar): em 2020 a Maloca contará com os equipamentos e espaço adaptado para um laboratório de fotografia analógica. “Formamos um coletivo para aprendermos juntos e oferecermos oficinas artísticas e educacionais. Venha fazer parte!”

Aulas de Teatro (segundas às 17h30 – semanal): para crianças entre 6 e 13 anos.

Aulas de Teatro (segundas às 19h – semanal): para pessoas com idade de 14 anos ou mais.

Aulas de Teatro do Oprimido (apenas para mulheres – terças das 14h às 17h – semanal): aulas de teatro baseadas na metodologia de Augusto Boal.

Reforço escolar para estudantes do sexto ano (dia e horário a combinar):aulas de reforço pra quem tem dificuldades ou quer aprender mais.

Roda de conversa com LGBT+ (toda terceira terça-feira do mês às 19h30): bate-papo sobre as dificuldades e coisas boas de ser LGBT+ procurando estreitar laços entre os nossos.

CURSO DE FORMAÇÃO PROMOTORAS LEGAIS POPULARES CIDA DA TERRA DE CAMPINAS E REGIÃO – 2020: inscrever-se pelo link a seguir:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLScZxEdlCEG2eMJsxx…/viewform

Outras atividades da Maloca Arte e Cultura:

CAFÉ COM CAROLINA: rodas de conversa sobre temas variados como política, sociedade, meio ambiente, música, literatura. Sempre aos sábados às 15h e acompanhado de um bom cafezinho.

SARAUS: frequentemente a Maloca promove saraus com muita música, poesia, diversão e reflexão. Acompanhe a página do espaço para saber a programação.

MALOCA EM MOVIMENTO: atividades que a Maloca produz fora do espaço da Maloca como escolas, praças e festivais.

ALMOÇOS VEGANOS: quase todo mês fazemos um almoço vegano em nosso espaço com os seguintes intuitos: arrecadação de dinheiro para manutenção do espaço e disseminação do veganismo baseados em alguns princípios como segurança alimentar, preservação da natureza, combate à exploração dos animais, alimentação saudável.

Entre outras atividades como festivais, apresentações de teatro, de música, cursos e oficinas esporádicas.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Maloca Arte e Cultura Tel: 33082722
Rua Maria Pink Luís, 100 – Vila União, Campinas
FB: https://www.facebook.com/pg/MalocaArteCultura
Site: https://artemalocacultura.wordpress.com/