Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 3 de maio de 2020 na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp a exposição “Retratos de Mulheres por Mulheres”.

Claudia Andujar, Jovem mulher Opik i theri, 1977

Com curadoria de João Kulcsár, a mostra apresenta ensaios de importantes fotógrafas contemporâneas como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Cris Bierrenbach, Marcela Bonfim, Luisa Dorr, Denise Camargo, Ana Carolina Fernandes, entre outras.

As artistas investigam as diferentes linguagens e suportes na criação do retrato e discutem temas como beleza, corporalidade, feminismo, sexualidade, direitos humanos e identidade.

Ao todo, são apresentadas 71 imagens. Claudia Andujar mostra seu olhar sobre a comunidade indígena, e Luisa Dörr apresenta imagens sobre a luta de cholitas, mulheres mestiças que vestem trajes tradicionais na Bolívia.

Vânia Toledo traz o trabalho Personagens Femininos. Já a libanesa Rania Matar registra adolescentes em seus quartos nos EUA e Oriente Médio.

Essas narrativas visuais se apresentam como uma ferramenta para explorar novas formas de se posicionar na sociedade, e também como um meio para expressar sonhos, sentimentos, desejos e fantasias, destacando o lugar central que as mulheres ocupam na cultura visual.

Período: de 25 de janeiro de 2020 a 3 de maio de 2020
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de grupos: [email protected]
Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)