A exposição “Entre Músicos, Gatos e Aliens”, dos artistas Acácio Pereira e Andrezza Kniff, será aberta no próximo dia 28 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, na Rabeca Cultural, em Sousas.

Obra de Acácio Pereira

Acacio Alexandre Pereira Júnior é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, 1961. Mudou-se para Campinas em 1982 para estudar Engenharia Civil na UNICAMP. Em 1986 participa do movimento estudantil que reivindicava moradia estudantil que culminou numa ocupação dentro da Universidade chamada TABA. Mora por dois anos nessa ocupação onde conhece alunos do curso de Artes plásticas e começa a pintar, abandonando a engenharia para assistir aulas como ouvinte no Instituto de Artes. Sua primeira experiência com a pintura foi com o Abstracionismo e só depois do ano 2.000 começa a introduzir o figurativo nas suas obras acrílicas sobre tela.  Em 2012 inicia sua primeira série digital chamada Musictronycs, em que utilizou projeções de imagens e fotografia para depois digitalizar as imagens. Neste ano de 2020, a série está sendo modificada com pintura acrílica em cima das impressões originais. A segunda série digital é Aliens Project, que é uma continuidade da série anterior usada como ponto de partida para criação de novas imagens que lembram figuras alienígenas. Em 2015, produz outra série digital chamada Celestial Orgânico, utilizando fotografia para criar com muita cor e sobreposição de planos, paisagens surreais orgânicas. Em 2020 o artista retorna às pinturas acrílicas sobre tela.

Acácio apresentará duas séries, a Musictronycs e Aliens Project. Em Musictronycs, a técnica é fotografia, arte digital e pintura. Em Aliens Project é fotografia com projeções de imagens e arte digital.

Andrezza Kniff, autodidata, cidadã do mundo, começou a carreira de modelo ainda menina, morando no Japão durante anos, local onde nasceram seus filhos Teru e Ken. Amante dos animais, vegetariana, apreciadora de artes desde a infância, em seu último retorno ao Brasil, fixou-se em Campinas (SP) e logo após em São Paulo, capital. Porém, nada tão fixo, pois ela não para, “viver num lugar só, é o mesmo que se limitar”, diz convicta.

Obra de Andrezza Kniff

Quando criança já criava belas interpretações artísticas, mas foi só no ano de 2016, por incentivo de amigos, que começou a carreira de pintora ao pintar “Sorte” , seu gato de estimação. Desde então não parou mais de retratar os felinos. Logo após sua primeira tela ser publicada nas redes sociais, começaram a surgir convites para expor e em pouco tempo realizou importantes eventos, exposições individuais e coletivas. Aproximando um pouco a lente sobre seus gatos, percebe-se uma sensibilidade influenciada pela convivência com os japoneses e a adoração pelo felino no cenário e imaginário oriental.

Entre seus talentos, dentro da temática, observa-se a descrição de um realismo da exaltação do belo, do afetivo, do “bem estar”, nada minimal, na estética do continente asiático. Sua narrativa revela a concepção de que todos somos iguais, apesar das diferenças, local onde se instala o afeto, que para Kniff se entrega pela via do olhar. Sua genuína leitura dos “olhos”. Os desenha com particular representação, configurando uma marca registrada. Em 2019 lança sua primeira coleção de produtos baseados em suas obras e, como vegana, sua linha não utiliza nenhum material de origem animal. De 2016 a 2019, participou de dezenas de exposições nas cidades de Campinas, São Paulo, Santa Bárbara, Itapetininga, Limeira, Embu das Artes, Piracicaba e em Nova York (EUA). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Multimídia “Entre Músicos, Gatos e Aliens”
Acácio Pereira e Andrezza Kniff
28 de fevereiro
Sexta- feira
19h
Entrada gratuita
A exposição seguirá aberta ao público de segundas às sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados, das 9h às 12h, até o dia 17 de março de 2020.
RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas, SP.
Mais informações pelo celular 19 997206186
facebook.com/rabecacultural

Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito