De 21 a 25 de janeiro, diversas atividades celebram a alegria do carnaval no especial de Carnaval “Outras folias” do Sesc Campinas.

Bloco Preto Zumbiido Afropercussivo (Foto: Paulo Silva)

O “Outras folias” promove o encontro do público com manifestações carnavalescas ricas e diversificadas. São cinco dias com shows musicais, brincadeiras e oficinas para todas as idades.

Veja abaixo mais detalhes da programação completa:

FOLIAS E FOLGUEDOS – FOLIAS BRASILEIRAS

Folias e Folguedos – Folias Brasileiras (Foto: Alberto Lefèvre)

Dia 21/2, sexta, às 15h. Livre.

Local: Área de Convivência. Grátis.

“Folias Brasileiras” leva ao público uma viagem ao imaginário popular, com danças, músicas e brincadeiras do ciclo carnavalesco de várias regiões do Brasil. É um retrato cênico e musical dos elementos marcantes da riqueza desta festividade nacional. Com Inimar dos Reis, voz, dança e interação com o público; Leo Doktorczyk violão, cavaquinho e voz; Cesar Azevedo, percussão e efeitos sonoros; Preto Celso, percussão e efeitos sonoros, Elias Lima, saxofone; William Moreira, trompete; direção musical de Inimar dos Reis; bonecos de Sandro Roberto e figurinos de Ana Maria Carvalho e Ana Francisca.

MÁSCARAS CARNAVALESCAS ECOLÓGICAS

Dia 22 e 23/2, sábado e domingo, às 11h, 12h e 13h. Livre.

Local: Sala de Atividades 1. Grátis.

* Inscrições limitadas no local da atividade a partir dos 30 minutos que antecedem o início de cada aula. 20 vagas por turma.

Nem só de glitter e lantejoulas é feito o Carnaval. Muito do que usamos nos festejos carnavalescos são de difícil absorção pela natureza, gerando resíduos nocivos. Nesta oficina, experimente a construção de máscaras ecológicas, com ludicidade, arte e natureza.

CARNAVAL DELL’ARTE

Dia 22/2, sábado, às 11h. Livre.

Local: Área de Convivência. Grátis.

Com Cia. do Liquidificador. As personagens Pierrot, Arlequim e Colombina se encontram novamente nesta apresentação em que a Cia. do Liquidificador mistura música, teatro e literatura e traz personagens da Commedia dell’Arte para apresentar ao público diferentes visões do Carnaval. A festa que toma o país em fevereiro é abordada a partir de poemas, contos e canções.

ESTANDARTE DE CARNAVAL PARA FAMÍLIAS

Dias 22 e 23/2, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30. Livre.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

* Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 14h. 15 vagas por turma.

Com Célia Cassiano, educadora de tecnologias e artes.Voltada para pais e filhos, a atividade convida os participantes a confeccionarem um miniestandarte em tecido,decorado com fitas, tecido de chita e outros adereços, para ser utilizado em bloquinhos de Carnaval.

BLOCO, BANDA, TRUPE – SAINHA DE CHITA

Bloco, Banda, Trupe – Sainha de Chita (Foto: Herbert Baratella)

Dia 22/2, sábado, às 16h. Livre.

Local: Galpão Multiuso. Grátis.

* Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade. Capacidade do espaço: 600 pessoas.

O bloco infantil “Sainha de Chita” traz temas regionais como o samba, o frevo, o ijexá, o axé e o carimbó, além de composições autorais que abordam o dia a dia esfuziante da criançada. São apresentadas canções do bloquinho que têm feito sucesso com os pequenos e pequenas, como “Quente, Queimando”, “Artistas Mambembes”, “E o Neném Fica com Quem?” e “Tô de Férias”.

CANTAVENTO NA FOLIA

Cantavento na Folia (Foto: Juliana Hilal)

Dia 23/2, domingo, às 11h. Livre.

Local: Área de Convivência. Grátis.

Com Grupo CantaVento. O Carnaval é uma das maiores festas populares brasileiras e o CantaVento não fica de fora dessa folia! Tem marchinhas, frevos, cirandas e cocos. Músicas que crianças e adultos vão cantar juntos. Tem o “Pirata da Perna de Pau”, a “Tuba do Serafim” e a “Bruxa”. Prepare sua fantasia, sua alegria e sua vontade de brincar e venha se divertir com a gente!

CUMBIA CALAVERA

Dia 23/2, domingo, às 16h. Livre.

Local: Jardim do Galpão. Grátis.

Grupo latino-americano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formado por integrantes de diversos países (Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai), o grupo se apresenta de forma performática, baseada na iconografia da “Fiesta de los Muertos”, do México.

Bloco Preto Zumbiido Afropercussivo

Dia 24/02, segunda, às 16h. Livre.

Local: Jardim do Galpão. Grátis.

Um canto pela liberdade, o grito do gigante bloco preto! Apresentação para todos os públicos das músicas e danças autorais do grupo.
Revela em seu corpo e suas canções a musicalidade de obras que celebram a força do povo afro-brasileiro.

Oficinas Carnavalescas

Oficinas Carnavalescas (Foto: Luana Garrido)

Carnaval e Blackjack – Um dos maiores sites de apostas esportivas do mundo e patrocinador de times de futebol como Vasco da Gama e o Red Bull Bragantino está convidando também nossos visitantes a jogar partidas livres de Blackjack. Clique aqui e dê uma conferida.

De 24 a 25/02, segunda e terça, das 10h30 às 14h

Local: Sala de Atividades 1

Com Núcleo Pé de Brincadeira. Venha pintar, bordar, confeccionar máscaras, adereços e fantasias.

Distribuição de senhas no local da atividade a partir das 10h.

Parangolé – Ateliê de Fantasias

De 24 a 25/02, segunda e terça, das 13h30 às 16h30

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Com Sérgio Segal, educador de tecnologias e artes. Pais e filhos são convidados a criar uma fantasia de Carnaval inspirada nos parangolés do artista Hélio Oiticica. Criados no fim da década de 1960, os parangolés são um tipo de capa de vestir que mostra cores e texturas através da dança e do movimento.

Para crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por um responsável adulto. 15 vagas por turma. Inscrições limitadas no local da atividade a partir das 9h30.

Grupo Cambamberos

Dia 25/02, terça, às 16h

Galpão Multiuso. Livre. Gratuito

Cambamberos é uma gíria do litoral pacífico que significa “pessoa festeira”.
O grupo apresenta músicas que fazem parte do Carnaval de Barranquilla e de outras manifestações populares da Colômbia, que mesclam sonoridades africanas e indígenas.

Retirada de ingressos na Central de Atendimento do Galpão no dia da atividade. 

Arrastão de Frevo

Arrastão de Frevo (Foto: Angelo Dimitre)

Dia 25/02, terça, às 11h

Local: Área de Convivência. Livre. Gratuito

Com Núcleo Fervo. Cortejo composto por uma orquestra de sopros e percussão que retrata os carnavais de rua de Pernambuco, do interior de São Paulo e de tantos outros por esse Brasil afora.

(Carta Campinas com informações de divulgação)