Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 5 de abril, no Instituto Moreira Salles (IMS), da Av. Paulista, a exposição “Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat“.

Maureen Bisilliat, Mangueira

Consagrada no campo da fotografia, a inglesa Maureen Bisilliat também tem um percurso relevante em vídeo, ao qual se dedicou a partir dos anos 1980.

Na instalação Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, concebida por ela e por Rachel Rezende para o IMS Paulista, a fotógrafa de 89 anos, radicada desde 1957 em São Paulo, reúne pela primeira vez numa exposição parte de sua produção audiovisual, com extratos de 12 vídeos.

A instalação Agora ou Nunca – devolução apresenta um panorama de sua produção mais recente, em vídeo, mas também uma resposta àqueles que foram retratados por ela em 30 anos de fotojornalismo e em seus trabalhos pessoais. Vistos pela primeira vez em conjunto, os vídeos revelam a intensa experiência de revisão da obra de Maureen Bisilliat.

Integrantes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira na concentração do desfile (imagem do vídeo Morro da Mangueira). Sambódromo, Rio de Janeiro, 2015

A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.

Cena de Xingu Terra, filme de 1979

Agora ou Nunca – devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat

Concepção
Maureen Bisilliat e Rachel Rezende

Entrada gratuita
De 15 de fevereiro, às 18h, a 5 de abril de 2020

Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

IMS Paulista
Galeria 1 – 6º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)