Um vídeo que circula no Twitter (veja abaixo) mostra como o historiador holandês Rutger Bregman, autor do livro “Utopia para realistas”, foi um destaque no fórum de bilionários de Davos.

Na mesa que participou causou constrangimento por falar a única coisa que importa: taxar, taxar e taxar os muito ricos. Ele falou que a única coisa que deve ser discutida em Davos é a cobrança de impostos para os bilionários. Impostos! Impostos! Impostos! Para ele não tem outra solução e o resto é bobagem.

(foto de vídeo)

“Há 10 anos este fórum perguntou sobre o quê? O que o mundo dos negócios poderia fazer para evitar um enorme cataclisma social. A resposta é bem simples: parem de falar sobre filantropia e comecem a falar sobre impostos. Impostos. Impostos. Há dois dias esteve aqui um bilionário, Michael Dell, e fez uma pergunta do tipo ‘me digam um país onde uma *taxa marginal de imposto de 70% tenha funcionado?’. Bom, vocês sabem, sou um historiador. Funcionou nos Estados Unidos! Nos anos 50, durante o Governo do Republicano Einsenhower, um veterano de guerra, como vocês sabem, a *taxa marginal de impostos para pessoas como Michael Dell foi de 90%. Vejam: a taxa mais alta do governo para pessoas como Michael Dell era mais do que 70%. Quer dizer, não é complicado. Podemos gastar um tempo enorme falando sobre toda essa bobagem de projetos filantrópicos; podemos convidar o Bono outra vez, mas, ora, o que temos que fazer é discutir sobre impostos. É isso: impostos, impostos, impostos. O resto é besteira…”, afirmou (com informações do blog da Hildegard)

Veja o vídeo:

https://twitter.com/rcbregman/status/1219243181335691266