.Por Roberto Ravagnani.

Palavra que está em todos os textos e todos os meios de comunicação e que ainda é uma expressão que tem sua utilização pouco conhecida ou melhor pouco “praticada”.

(imagem: annca – pl)

Então hoje decidi tratar um pouco deste tema, mas do ser humano, exatamente, da sustentabilidade do ser humano, pois também precisa ser tratada e cuidada.

Quando falo de sustentabilidade do ser humano, falo dos cuidados que temos que tomar para continuar existindo sobre o planeta, ele continuará independente de nós.

Quando falo de cuidados para o ser humano, principalmente me refiro as relações que mantemos, cuidados com nosso corpo físico, cuidado com o lado emocional e espiritual.

Eu posso auxiliar de forma bem informal, sem uma técnica específica em algumas áreas, como por exemplo: das relações, corpo físico e emocional, o espiritual é muito individual e só posso dizer que é importante ter isso no seu radar de prioridades.

Nos outros quesitos, uma dica valiosa, tem uma atividade que consegue abordar todos eles e não custa nada.

VOLUNTARIADO, isso mesmo esta atividade consegue abarcar a questão das relações, do emocional e até mesmo da atividade física. Como?

Simples, quando se pratica o voluntariado, ficamos mais próximos das pessoas, aprendemos a dar valor a elas, enxergá-las de forma mais natural sem pré-julgamentos. Quando nos interessamos pelo outro, nosso campo emocional é trabalhado para ajuda, compartilhar, trocar, cuidar, preservar, servir, isso tudo faz parte do nosso emocional trabalhando. O cuidado com o corpo, esse pode ser tratado dependendo da atividade voluntária que escolher, se escolher uma atividade que tenha que andar, faze esportes, brincar, você estará trabalhando um pouco o lado físico, que deve ser cuidado sempre independente se está ou não fazendo trabalho voluntário.

Pronto falei. O trabalho voluntário é um grande aliado na sustentabilidade do ser humano. Só isso resolve? Não temos outras áreas para cuidar que são fundamentais, mas se fizer isso será um bom passo dado.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial