No próximo dia 25 de janeiro, sábado, às 20h30, Manu Saggioro, cantora, instrumentista e compositora nascida em Jaú e crescida em Bauru, interior de São Paulo, se apresenta na Rabeca Cultural, em Sousas, com a participação especial do violonista Guilherme Lamas.

(Foto: Luciana Franzolin)

A artista foi apresentada à arte ainda menina nos anos 70 e uma intensa paixão a arrebatou. A admiração pelo movimento da contracultura germinou uma musicista que descobre ser a música o caminho pelo qual construiria e afinaria a melhor forma de expressar sua existência.

Nessa construção diferentes estradas foram trilhadas. Algumas literais. Em 2001 percorre 12 estados brasileiros ao longo de quatro meses, de carona e com o violão nas costas. Viajando pelos sertões e litorais, visita capitais, vilarejos, comunidades quilombolas e extrativistas, em busca das raízes sonoras do Brasil.

Em 2006, com a intenção de experimentar outros sabores musicais, visita nove países europeus tocando nas ruas, em pubs e pequenos festivais.
Toda essa bagagem empírica é estruturada em uma formação acadêmica. Em 2009, Manu conclui sua graduação em música no instrumento guitarra. Essas variadas experiências produziram uma artista capaz de transitar, com igual afinação e paixão, entre o mais clássico rock’nroll e o universo caipira da música de raiz. São nessas claves que Manu Saggioro compõe seu trabalho musical e nesses tons que se encaixa seu cd “Clarões”.

O universo das paixões é o que move a cantora e compositora Manu Saggioro pelo mundo da música. Não à toa que o álbum de estreia da artista recebeu o nome de “Clarões”. Os clarões das paixões, que iluminam o breu, o escuro e as sombras. 

Pelos palcos e pelos estúdios do Brasil e do mundo desde 2002, Manu reúne em seu disco, que contou com a direção artística da cantora Ceumar, 14 canções inéditas, com um pouco das várias influências que arrematou pelo caminho. O álbum conta com composições de Tetê Espíndola, Tavinho Limma, Levi Ramiro, Osvaldo Borgez, Tata Fernandes, Déa Trancoso e da própria Manu (solo ou em parcerias com Manoel Carlos Rubira e Ceumar). 

“Precisei encontrar, diante de tudo o que já experimentei e do que vinha compondo, o lugar onde eu mais me reconheço em profundidade. É como se eu tivesse feito uma enorme andança, identificado o meu local de origem”, conta Manu.

Com sonoridades que vão da música caipira ao rock, passando pelo jazz, a MPB de Manu Saggioro traz ainda influências latinas, regionais e do blues.
Repleto de delicadezas sonoras, o show traz a delícia da boa música, feita para cantar junto, convidando a plateia a este deleite.

Entre abril e julho de 2019, Clarões passou por várias cidades brasileiras, e nos meses de agosto e metade de setembro, Clarões foi a Portugal, Espanha, Inglaterra e Suécia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Manu Saggioro Lançamento do cd Clarões

Participação especial de Guilherme Lamas

25 de janeiro, sábado, às 20h30

R$ 30,00

Ingressos antecipados R$ 25,00, até 24 de janeiro

RABECA CULTURAL
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas, SP.

Mais informações
facebook.com/rabecacultural

Serviço de Bar da Rabeca Cultural
Aceita cartões de débito