O Circuito de Cinema do MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, traz, no mês de janeiro, diversos títulos que integram a programação dos ciclos que acontecem no espaço.

“Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar

São vários destaques, entre eles, o belo “Dor e Glória”, o mais recente filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar.

O filme de Almodóvar é tão bonito, tão denso e claro quanto uma memória que se instala em nosso presente e o abre. Sua rede de acasos nos enreda, seu vermelho nos hipnotiza, sua música nos enche os olhos de lágrimas. É inteligente e delicado na metalinguagem, esteticamente sensual e fluido. Há ali toda uma beleza que nasce da dor, uma beleza que não nos salva, mas que nos traz de volta algo da vertigem e da febre do primeiro desejo.

Também destacamos “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, ganhador do Prêmio Especial do Júri na Mostra “Un Certain Regard”, do Festival de Cannes. O filme traz a história de Ihjãc, um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. 

O choque do mundo indígena com o mundo urbano nos chega como um embate entre dois modos de existência, enquanto a sutileza dos diretores nos lança em um misterioso e sedutor mundo de imagens que deveriam existir, e existem.

Outro destaque da programação é “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, um filme que explora a estética do terror e do sobrenatural para falar de um Brasil profundo e insurgente. Outro filme que integra a programação de janeiro, “Atlantique”, de Mati Diop, lembra algo da estética de “Bacurau”, denunciando, entre silêncios e delicadezas, outras injustiças em meio a uma história de amor.

“Varda por Agnés”, da célebre diretora Agnés Varda, espécie de autobiografia da mãe da Nouvelle Vague, também é destaque, ao lado de “O Irlandês”, de Martin Scorsese.

Premiado em Cannes, “Parasita”, de Bong Joon-ho, integra a programação ao lado do nacional “Democracia em Vertigem”, no qual a cineasta Petra Costa explora sua estética do “íntimo-político” revisitando as tensões dos últimos anos na política brasileira.

O impressionante “Coringa”, de Todd Philips, também está no Circuito, implodindo por dentro o desigual e violento sistema capitalista.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Terça, 7 de janeiro, 14h
DUMBO
Direção de Tim Burton

Holt Farrier é ex-estrela de circo que retorna da guerra e encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. O circo em que trabalhava está passando por grandes dificuldades, e ele fica encarregado de cuidar de um elefante recém-nascido, cujas orelhas gigantes fazem dele motivo de piada. No entanto, os filhos de Holt descobrem que o pequeno elefante é capaz de uma façanha enorme: voar.

DUBLADO. EUA, 2019. Colorido, 112 min. Censura Livre.

Quinta, 9 de janeiro, 14h
YESTERDAY
Direção de Danny Boyle
Após sofrer um acidente, um cantor e compositor acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço. Inglaterra, 2019. Colorido, 117 min. Censura 12 anos.

Sexta, 10 de janeiro, 19h30
DOR E GLÓRIA
Direção de Pedro Almodóvar
Salvador Mallo (Antonio Banderas), diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde a infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madrid dos anos 80 e seu interesse precoce no cinema. Espanha, 2019. Colorido, 113 min. Censura 16 anos.

Sábado, 11 de janeiro, 16h
CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS
Direção de João Salavisa e Renée Nader Messora
Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade. Portugal/Brasil, 2018. Colorido, 114 min. Censura 12 anos.

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de João Salavisa e Renée Nader Messora

Sábado, 11 de janeiro, 19h30
ASSUNTO DE FAMÍLIA
Direção de Hirokazu Kore-Eda
Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio, eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que a jovem enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhe dinheiro com os pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem. Japão, 2018. Colorido, 121 min. Censura 16 anos.

Terça, 14 de janeiro, 14h
TURMA DA MÔNICA – LAÇOS
Direção de Daniel Rezende
O Floquinho desaparece. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível. Brasil, 2019. Colorido, 97 min. Censura Livre.

Quinta, 16 de janeiro, 14h
ROCKETMAN
Direção de Dexter Fletcher
Extremamente talentoso mas muito tímido, o pianista prodígio Reginald Dwight muda seu nome para Elton John e torna-se uma estrela da música de renome internacional durante os anos 1970. Inglaterra/EUA, 2019.
Colorido, 122 min. Censura 16 anos.

Sexta, 17 de janeiro, 19h30
BACURAU
Direção de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. Brasil, 2019. Colorido, 132 min. Censura 16 anos.

“Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Sábado, 18 de janeiro, 16h
VARDA POR AGNÉS
Direção de Agnés Varda
De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a carreira da diretora Agnès Varda durou 64 anos. Em seu último filme, ela constrói uma autobiografia, falando sobre suas três vidas, como fotógrafa, como cineasta e como artista. França, 2019. Colorido, 119 min. Censura Livre.

“Varda por Agnés”, de Agnés Varda

Sábado, 18 de janeiro, 19h30
DEMOCRACIA EM VERTIGEM
Direção de Petra Costa
A cineasta Petra Costa testemunha a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil. Brasil, 2019. Colorido, 123 min. Censura Livre.

Terça, 21 de janeiro, 14h
TOY STORY 4
Direção de Josh Cooley
Woody, Buzz Lightyear e o resto da turma embarcam em uma viagem com Bonnie e um novo brinquedo chamado Forky. A aventura logo se transforma em uma reunião inesperada quando o ligeiro desvio que Woody faz o leva ao seu amigo há muito perdido, Bo Peep. DUBLADO. EUA, 2019. Colorido, 100 min. Censura Livre.

Quinta, 23 de janeiro, 14h
SE A RUA BEALE FALASSE
Direção de Barry Jenkins
Tish está esperando um filho enquanto luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas, a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. EUA, 2018. Colorido, 119 min. Censura 14 anos.

Sexta, 24 de janeiro, 19h30
ERA UMA VEZ EM… HOLLYWOOD
Direção de Quentin Tarantino
No final da década de 1960, Hollywood começa a se transformar e o astro de TV Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth tentam acompanhar as mudanças. EUA, 2019. Colorido, 160 min. Censura 16 anos.

Sábado, 25 de janeiro, 16h
PÁSSAROS DE VERÃO
Direção de Cristina Gallego e Ciro Guerra
No início da produção em massa de marijuana na Colômbia, um período que coincide com as origens do narcotráfico naquele país, uma família de indígenas se vê envolvida em uma guerra pelo controle de um negócio perigoso que acaba por destruir as suas vidas e a sua cultura. Colômbia, 2018. Colorido, 126 min. Censura 16 anos.

Sábado, 25 de janeiro, 19h30
PARASITA
Direção de Bong Joon-ho
Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos. Coreia do Sul, 2019. Colorido, 132 min. Censura 16 anos.

Terça, 28 de janeiro, 14h
DORA E A CIDADE PERDIDA
Direção de James Bobin
A aventureira Dora rapidamente se vê liderando o macaco Botas, o primo Diego, um misterioso habitante da selva, seus pais e um grupo de adolescentes em uma aventura para resolver um mistério impossível por trás de uma cidade perdida de ouro. Dublado. EUA, 2019. Colorido, 102 min. Censura Livre.

Quinta, 30 de janeiro, 14h
CORINGA
Direção de Todd Philips
O comediante falido Arthur Fleck encontra violentos bandidos pelas ruas de Gotham City. Desconsiderado pela sociedade, Fleck começa a ficar louco e se transforma no criminoso conhecido como Coringa. EUA, Colorido, 122 min. Censura 16 anos.

“Coringa”, de Todd Philips

Sexta, 31 de janeiro, 19h30
ATLANTIQUE
Direção de Mati Diop
Ada é uma menina de 17 anos apaixonada por Souleimane, um jovem pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal. O único problema é que ela foi prometida para outro homem. Quando, certa noite, os trabalhadores desaparecem no mar, seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas para buscar justiça. França/Senegal, 2019. Colorido, 104
min.

Sábado, 1 de fevereiro, 16h
A CAMAREIRA
Direção de Lila Avilés
Eve é uma jovem camareira de um hotel de luxo. Ela tem um filho, que é obrigada a deixar com uma cuidadora e com quem ela mal fala ao telefone. No dia a dia, ela vive invisibilizada por uma função em que ela não tem possibilidade de afirmação. México, 2018. Colorido, 102 min.

Sábado, 1 de fevereiro, 18h30
O IRLANDÊS
Direção de Martin Scorsese
Próximo ao fim da vida, o mafioso Frank Sheeran relembra sua ascensão e envolvimento com o desaparecimento do sindicalista Jimmy Hoffa, em meados dos anos de 1970. EUA, 2019. Colorido, 210 min.

Museu da Imagem e do Som – Campinas /Palácio dos Azulejos Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800 / Programação sujeita a alterações / Entrada Gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)