Nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, às 15h, a Cia. Histriônica de Teatro realizará duas apresentações de “AsSombrasSão”, seu primeiro espetáculo voltado para o público infantil. As apresentações acontecerão no Teatro Castro Mendes em Campinas.

(Foto: Nina Pires)

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet através do site www.sympla.com.br.

A peça foi livremente inspirada no livro infantil “O Teatro de Sombras de Ofélia”, do escritor alemão Michael Ende, mesmo autor de “A História Sem Fim”. O espetáculo conta a história de uma menina que é levada para uma aventura em um mundo fantástico para ajudar sua avó que aos poucos começa a perder algumas memórias. O intuito do grupo é colocar em cena temas como o esquecimento, o amor, o medo e a coragem sem perder o humor, o divertimento e a alegria.

Para dar mais cores e dinâmicas às cenas, o espetáculo conta com muitos momentos musicados, cantados ao vivo pelas atrizes e atores. As canções foram criadas ao mesmo tempo que o texto, por isso são parte essencial da história. E, para completar a encenação, a Cia. Histriônica se utiliza de elementos do teatro de sombras, os quais ajudam na criação do mundo fantástico em que a personagem vive sua aventura. Para tal pesquisa de linguagem, o grupo contou com a orientação de Ronaldo Robles e Silvia Godoy, ambos da Cia Quase Cinema, que há 15 anos desenvolvem sua pesquisa sobre teatro de sombras.

A direção cênica é assinada por Tiche Vianna, cofundadora do grupo Barracão Teatro e uma das figuras mais importantes na cena teatral brasileira. Sua pesquisa sobre as máscaras teatrais é referência para muitos artistas. Já a trilha e as canções originais foram criadas por Marcelo Onofri, que é pianista, compositor e professor, e há anos vem desenvolvendo uma pesquisa do canto específico para a cena teatral. Junto com a Cia. Histriônica criaram um espetáculo feito para encantar e envolver não só as crianças, mas também os adultos que as acompanham ao tratar de temas que dizem respeito a todas as fases da vida.

SINOPSE

Noite de chuva. Na escuridão uma menina brinca de detetive para ajudar sua avó a encontrar suas memórias, que estão se perdendo. O que ela não esperava é que seria levada para um reino desconhecido, onde as Sombras que o habitam buscam alguém que possa ajudá-las a solucionar um perigoso mistério.

Espetáculo teatral AsSombrasSão, da Cia. Histriônica de Teatro
Data: 25 e 26 de janeiro
Local: Teatro Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila
Industrial (Campinas), Campinas – SP)
Horário: 15:00
Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia). Venda na bilheteria do
teatro ou através do link
https://bileto.sympla.com.br/event/63975/d/79351/s/415953
Classificação livre
Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: AsSombrasSão
Com a Cia. Histriônica de Teatro
Atuação: Ana Carolina Salomão, Isabela Basso, Júlia Munhoz, Juliana Saravali, Quesia Botelho, Taiane Raffa, Virgílio Guasco, Cadu Ramos e Vinícius Silveira.
Dramaturgia: Cia. Histriônica de Teatro e Tiche Vianna (Barracão Teatro)
Direção Cênica: Tiche Vianna (Barracão Teatro)
Criação e Direção Musical: Marcelo Onofri
Produção de Arte: Mariana Atauri Maurer
Cenário: Elias Abraham, Luisa Bataglini e Tiche Vianna
Cenotécnica: Elias Abraham, Ênio Brito Mendes, Antonio Neto | Buenos
Cenários
Figurino: Anna Kühl
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Operação de luz: Presto Kowask
Operação de som e Preparação Vocal: Felipe Macedo
Fotografia: Maycon Soldan e Nina Pires

(Carta Campinas com informações de divulgação)