A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” comemora 150+1 anos da história do quadrinho nacional com várias atividades que começam no dia 30 de janeiro e vão até o dia 29 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão exposições, bate-papos com quadrinistas, feira de HQs, jogos, K-pop, oficina de origamis e exibição de documentário.

(Foto: Divulgação)

A abertura será com a exposição de tiras da AQC – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. A mostra pode ser vista das 9h às 17h e a entrada é gratuita. Também no dia 30, haverá a revoada de quadrinhos – vários HQs serão espalhados por espaços públicos para serem encontrados e lidos.   

Já no dia 8 de fevereiro serão abertas duas exposições: uma em homenagem ao quadrinista Laudo Ferreira e outra que dá destaque aos quadrinhos distópicos. A distopia é o oposto da utopia. A segunda prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e concórdia dos cidadãos. Ou seja, uma sociedade perfeita. No entanto, a distopia vai diretamente contra essa definição. A abertura das duas exposições será às 11h e podem ser vistas pelo público das 11h às 19h, até 29 de fevereiro.

A entrada é gratuita.   

No dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de autoria do cartunista Angelo Agostini.  Assim, foi a partir de 1984 que se instituiu, por meio da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a data em que se comemoraria o Dia do Quadrinho Nacional.

Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink – 7ª edição De 30 de janeiro a 29 de fevereiro 2020 Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro.

(Carta Campinas com informações de divulgação)