.Por Roberto Ravagnani.

Já tratei do tema educação aqui em minha coluna em outros momentos, mas quero voltar ao assunto visto sua importância ainda não acatada pela educação brasileira, de educar para o protagonismo e para o engajamento social.

(imagem: linus schutz – pl)

Formar o aluno para as questões fundamentais da educação formal, este é o papel principal da escola, valores é com a família. Agora colocar a formação para o protagonismo e o engajamento pode ser uma grande sacada para as escolas, visto ser um tema transversal que permeia todas as outras matérias de forma que pode ser tratada durante todo o tempo sem atrapalhar ou aumentar a carga horária já prevista.

Trabalhar o engajamento traz mais conteúdo e diversidade para a sala de aula, promovendo aos alunos um aprendizado mais prático e ganhos incalculáveis na aquisição de habilidades que não se encontra em livros.

Mas o que nós podemos fazer por este assunto além da minha parte de escrever e a sua de ler? Simples, podemos começar a pedir para as escolas de nossos filhos ou parentes, passem a ter o engajamento social ou voluntariado, como matéria complementar.

Um só pedindo, as escolas não darão atenção, mas se vários pais começarem a fazer tal solicitação, tenho certeza de que as escolas vão pensar no assunto.

Certo, é uma utopia ainda, mas quando tomarmos consciência de nosso poder e da importância do engajamento social, tenho certeza de que esta utopia deixa de ser.

Engajamento social um assunto que ainda não pegou, mas com nosso engajamento será possível tê-lo mais acessível e assim mais pessoas saberão da importância dele para nosso desenvolvimento como sociedade.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial