Encerrando suas atividades do ano de 2019, a Orquestra Sinfônica da Unicamp recebe o Coro Contemporâneo de Campinas para um Concerto de Natal, sob regência de Angelo Fernandes, que acontece no Espaço Cultural Casa do Lago, da Unicamp, dia 18 de dezembro, às 13h, com entrada gratuita.

 (Foto: Isaías Teixeira/Unicamp)

No programa, obras do repertório sacro tradicional para coro e orquestra, como trechos do Messias de Haendel; canções de Natal arranjadas para esta formação, entre outras. Os cantores solistas destes concertos, integrantes do Coro Contemporâneo de Campinas, serão: Beatriz Esposito, Isabelle Dumalakas, Lara Ramos, Rebeca Oliveira (sopranos) e Clóvis Português (tenor).

O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas.

Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.

A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regional e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.

Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.

Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart, e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach, e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone, e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta: Concerto de Natal

13 dez . sex . 19h30

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Praça Monsenhor Jerônimo Baggio, 40. Bairro Nova Paulínia. Paulínia-SP.

17 dez . ter . 20h

Igreja Santo Antônio

Av. da Saudade, 854. Ponte Preta. Campinas-SP.

18 dez. qua. 13hORQUESTRA SINFÔNICA DA UNICAMP E CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS

Casa do Lago (Unicamp)

Angelo Fernandes, regência

Beatriz Esposito, Isabelle Dumalakas, Lara Ramos, Rebeca Oliveira (sopranos) e Clóvis Português (tenor)

Entrada Gratuita